Gaudium news > Estado do Rio Grande do Sul celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Estado do Rio Grande do Sul celebra Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

imagem nossa sra dos navegantes.jpg
As comemorações festivas em honra à Virgem são realizadas em diversas cidades do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (Quarta-Feira, 02-02-2011, Gaudium Press) Realizada há mais de 100 anos, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é considerada a festa religiosa mais importante do Rio Grande do Sul. Tradicionais, as comemorações festivas em honra à Virgem são realizadas em diversas cidades do estado nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro. Entre tantas celebrações, destacam-se as festas programadas na cidade de Porto Alegre, de Pelotas e de São José do Norte, que prometem movimentar o sul do estado e levar às ruas milhares de devotos.

Em Porto Alegre, a previsão é de que mais de 100 mil pessoas participem da 136ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que começa com missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário. A procissão dos fiéis, que acontece a partir das 8h, irá acompanhar a imagem desde o Santuário do Rosário até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, passando pelas principais ruas da cidade. Após a procissão, o arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, celebra missa em frente ao templo de Navegantes, seguindo com festejos populares. À noite, às 19h, haverá a entronização da imagem no Santuário de Navegantes.

Com o tema “Maria, atenta à Palavra de Deus” e o lema “Faça-se em mim, segundo a tua palavra”, a cidade de Pelotas realiza a 80ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece na Colônia Z3, uma aldeia de pescadores localizada a 25 km do centro da cidade. Em preparação para festa, a imagem da Virgem percorreu as paróquias da região, iniciativa que acontece todos os anos. Hoje, a festa inicia com a procissão motorizada em direção à comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Chegando lá será celebrada uma missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Bergmann. À tarde acontecerá a procissão lacustre com a imagem de Nossa Senhora até o cais do porto, onde se realizará uma cerimônia eucarística.

Já em São José do Norte, os festejos da Festa dos Navegantes começaram no dia 24 de janeiro com terços matinais e novenas diárias. Neste dia festivo, as comemorações iniciaram pela manhã com a missa da luz, e em seguida será realizada a missa solene, com o tema “Com Maria, na fé e na perseverança celebramos 200 anos de caminhada”. Às 15h acontecerá a procissão marítima e a benção dos barcos, com a presença do Frei Giribone. Na sequência será realizada a procissão terrestre, às 19h. O encerramento do evento se dará com o baile dos festeiros.

História da devoção

É a maior festa religiosa do estado do Rio Grande do Sul, e homenageia Nossa Senhora dos Navegantes. É realizada sempre no dia 2 de fevereiro de cada ano. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, Nossa Senhora dos Navegantes foi declarada padroeira da cidade.

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob custódia de descendentes de Cabral. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas