Papa preside amanhã Vésperas pela Festa da Apresentação do Senhor
Roma (Terça-feira, 01-02-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI preside amanhã, na Basílica Vaticana, a cerimônia das Vésperas pela Festa da Apresentação do Senhor, quando Jesus foi apresentado ainda pequeno no Templo de Jerusalém. A data é recordada também como a Jornada da Vida Consagrada, que chega a sua XV edição.
Justamente por isso, as Vésperas nesta quarta-feira serão realizadas na presença de diversos membros e representantes de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Em outras ocasiões, o Papa Bento XVI definiu a apresentação de Jesus, quarenta dias após o seu nascimento, no Templo de Jerusalém como um “mistério simples e solene”. Isto porque, segundo Bento XVI, trata-se, ao mesmo tempo, de um momento particular da vida da Santa Família e de um evento que diz respeito a toda a humanidade, uma vez que Cristo é apresentado como “o mediador que une Deus e o homem abolindo as distâncias, eliminando todas as divisões e derrubando todos os muros de separação”.
Ao ser apresentado, de acordo com Bento XVI, Jesus ainda menino iniciava seu legado de obediência e dedicação a Deus. Da mesma forma, continua o Papa, se dá com as pessoas de vida consagrada, chamados “a servir a Deus e fazer resplandecer a sua luz na Igreja e no mundo”.
Para o pontífice, este é o primeiro serviço que a vida consagrada deve render à Igreja e ao mundo. E é por isso que a Jornada Mundial da Vida Consagrada foi instituída pelo Papa João Paulo II em 1997, após a exortação apostólica pós-sinodal “Vita consecrata”, para ser celebrada no mesmo dia Solenidade da Apresentação do Senhor.
“A pessoa consagrada, pelo próprio fato de ser, representa uma ponta em direção a Deus para todos aqueles que a encontrar”, exalta Bento XVI. “Eis porque é preciso agradecer ao Senhor por este inestimável dom”.
Deixe seu comentário