“Todos os cristãos precisam trabalhar em conjunto para servir à paz e à justiça”, pede Bento XVI
Em discurso, Santo Padre recordou história de diálogo mútuo iniciado em janeiro de 2003 |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-01-2011, Gaudium Press) “Todos os cristãos precisam trabalhar em conjunto em aceitação mútua e confiança para servir a causa da justiça e da paz”, disse hoje o Papa Bento XVI aos membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais, recebidos em uma audiência particular no Palácio Apostólico por ocasião de sua reunião. O pontífice referia-se a regiões onde os cristãos estão sendo vítimas de intolerância religiosa por serem minorias.
Em seu discurso, o Santo Padre recordou a história de diálogo mútuo iniciado em janeiro de 2003 entre as Igrejas Ortodoxas Orientais e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã. O primeiro resultado desta primeira fase de diálogo de 2003 a 2009 foi um texto comum entitulado “Natureza, Constituição e Missão da Igreja”, sobre aspectos de princípios eclesiológicos fundamentais.
Agora, a segunda fase do diálogo da Comissão está focada em uma perspectiva histórica começando de séculos de comunhão. O Papa disse esperar que as Igrejas Cristãs não apenas entendem suas diferenças, mas também que o diálogo continue “decisivamente em direção à plena comunhão a qual somos chamados pela vontade de Cristo”.
Deixe seu comentário