Gaudium news > CNBB conclui encontro de reflexão sobre a Pastoral de Comunicação na Igreja do Brasil

CNBB conclui encontro de reflexão sobre a Pastoral de Comunicação na Igreja do Brasil

Brasília (Sexta-feira, 28-01-2011, Gaudium Press) Aprofundar a reflexão sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) na Igreja do Brasil. Este foi o objetivo do encontro realizado entre 24 e 27 de janeiro na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A reunião, que contou com a presença de coordenadores regionais da Pastoral e pesquisadores da área, pautou-se basicamente no debate sobre a publicação da segunda edição do livro “Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação”, obra que tem como meta ditar os limites e os horizontes do órgão no país.

irma.JPG
Segundo irmã Elide, nova edição do livro esclareceria objetivos que ainda não foram corretamente entendidos

Sobre o encontro, uma de suas participantes, a professora do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Roseane Borges, afirmou que ele foi avaliativo e sistemático de como pensar o papel da Igreja face à comunicação audiovisual “que fascina muitas vezes mais do que a palavra do padre, na Igreja”, ponderou. Conforme Roseane, a partir da reunião foi criado “um alento de que é possível construir uma nova comunicação e resgatar o trabalho de Cristo(…) que é nosso dever a partir de qualquer meio de comunicação”, disse.

Também presente na reunião, a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB, irmã Elide Fogolari, teceu comentários a respeito da importância da publicação da segunda edição do livro. De acordo com a religiosa, a obra é necessária porque apenas dessa forma “teremos uma noção do nosso horizonte de ação e saberemos qual o lugar e o papel da Pastoral da Comunicação para a Igreja no Brasil”, disse. Conforme a assessora, a primeira edição do livro teve bastante repercussão e uma nova edição traria mais luz aos objetivos que ainda não foram corretamente entendidos.

Documento de estudos lançado

Como presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, também participou do encontro com os demais coordenadores e pesquisadores. Na ocasião, o prelado lançou o documento de estudos nº 101 da CNBB. Publicado pelas Edições CNBB e Paulus Editora, o texto tem o título de “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”.

Com informações da CNBB

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas