Concluído na Índia diálogo entre a Congregação para a Doutrina da Fé e bispos e teólogos indianos
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-01-2011, Gaudium Press) Terminou neste sábado, em Bangalore, na Índia, uma serie de diálogos entre representantes da Congregação para a Doutrina da Fé e bispos e teólogos indianos, informou hoje o Vaticano. As conversas tiveram início no dia 16 e envolveram, do lado indiano, representantes religiosos de diversos ritos. O colóquio teológicodo Vaticano com a Índia começou em 1996, e a rodada atual focou questões-chave da teologia e da precisão da Doutrina Católica.
Cardeal William Levada foi um dos religiosos que participaram da reunião do lado do Vaticano |
Essas conversas entre as delegações vaticana e indiana foram divididas em duas partes. A primeira foi destinada a aspectos teológicos no contexto indiano, como: o papel específico do teólogo na Igreja; a metodologia teológica no Oriente e no Ocidente,;inculturação; Jesus Cristo como o único Salvador de todas as pessoas; a relação entre a Igreja de Cristo e as outras religiões; o conceito cristão da autêntica liberação humana; e o papel da comunidade de fé e a clareza da fé cristã e da espiritualidade. Teólogos discutiram também o documento de 1997 da Congregação para a Doutrina da Fé “Regulações para Exame Doutrinal”.
A segunda parte dedicou-se ao papel e responsabilidade específicos dos bispos, entre a delegação vaticana e os bispos indianos. Nesta etapa, foram discutidas questões,como o bispo como o professor da fé; o funcionamento da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal; a formação de futuros padres e membros de congregações religiosas; e a correta aplicação dos delitos canônicos mais sérios.
Nas conversas em Bangalore participaram, do lado do Vaticano: cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com seu secretário, arcebispo Luis Ladaria; Dom Charles Scicluna, promotor de Justiça; além de outros três oficiais do dicastério; do lado indiano, participaram 28 membros da conferência episcopal da Índia, representantes de rituais “sui iuris” de Igrejas na Índia, como a Conferência dos bispos católicos de rito latino (CCBI) e a Igreja Siro-Malancar, 26 teólogos de diversas partes da Índia e o núncio apostólico no país, arcebispo Salvatore Pennacchio.
Por conta de sua presença na Índia, o cardeal Levada apresentou hoje uma edição especial do livro “Luz do Mundo”, do Papa Bento XVI, através de uma casa editora asiática sediada justamente em Bangalore.
Deixe seu comentário