Segunda igreja mais antiga do Rio Grande do Sul tem reforma externa concluída
Capela do Altar-mor |
Viamão (Sexta-Feira, 21-01-2011, Gaudium Press) Considerado o segundo templo religioso mais antigo do Rio Grande do Sul, atrás apenas da Catedral de São Pedro, em Rio Grande, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terá concluída sua reforma externa, iniciada há um ano, na semana que vem.
O templo, um dos mais significativos símbolos da identidade local, foi erguido em 1787 e, em julho de 1938 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como uma relíquia singular, ainda que esplêndida, da arquitetura setecentista no município.
O trabalho de restauração externa da igreja teve como metas a recuperação de rebocos, a aplicação de camadas de cal, a instalação de refletores para iluminar a fachada e a recuperação da Praça Cônego Bernardo Santos, que fica em frente ao templo. No entanto, no decorrer dos últimos anos, a parte interna também foi sendo reformada aos poucos, com a substituição do assoalho, a recuperação das peças de madeira dos sete altares e da pintura de 25 metros sob o altar-mor, representando a Santíssima Trindade.
De acordo com o pároco da Igreja, Padre Rogério Luis Flores, a reforma ainda não está concluída totalmente, pois falta pintar os altares e recuperar as peças banhadas em ouro e as 21 imagens de santos de diversos tamanhos. O sacerdote salienta que apenas uma imagem do Senhor dos Passos, em tamanho natural, está em perfeitas condições, as demais precisam ser restauradas. Em função disso, todos os altares estão vazios e as imagens guardadas a espera de recuperação.
Mesmo com a conclusão das melhorias na parte externa da Igreja, o templo ainda não está como deveria, pois na parte interna há praticamente só os bancos de madeira e a mesa em que o padre celebra as missas. Segundo o pároco, a meta é concluir os trabalhos até o ano de 2013, para que a cidade possa participar da relação de destinos turísticos sugeridos aos visitantes da Copa do Mundo e para que os fiéis enfim possam usufruir da igreja em perfeitas condições.
História da Igreja
Nave e altares laterais |
Em 1741, o então bispo do Rio de Janeiro concedeu licença para a construção de uma capela onde hoje está a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Já em 1767, a capela deu lugar a uma Igreja maior, para que em 1787, o templo atual começasse a ser erguido, no estilo barroco. A Igreja possui a envergadura de uma fortaleza, com suas duas grandes torres alinhadas ao plano da fachada.
Sua planta se constitui numa grande nave única, mais larga que a capela-mor. Esta, por sua vez está separada da nave pelo arco cruzeiro e é ladeada por duas sacristias, sendo que a da esquerda apresenta um pequeno altar com a imagem do Senhor dos Passos. Existem ainda altares laterais, dedicados a Santa Bárbara, São Miguel Arcanjo, Santa Ana, o Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Dores, todos com vários níveis e nichos para outras imagens secundárias.
Deixe seu comentário