Criado primeiro ordinariato para ex-anglicanos da Inglaterra e País de Gales
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-01-2011, Gaudium Press) A Congregação para a Doutrina da Fé criou no último sábado o primeiro ordinariato pessoal para ex-angicanos da Inglaterra e do País de Gales que desejarem “entrar em plena comunhão com a Igreja Católica”, afirmou um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. O ordinariato possui o nome de “Nossa Senhora de Walsingham” e tem como padroeiro o beato John Henry Newman, cardeal anglicano convertido ao Catolicismo.
Ex-bispo anglicano Keith Newton, primeiro a ser nomeado ordinário pelo Papa, é casado e tem três filhos |
O primeiro a se tornar ordinário é o ex-bispo anglicano Kieth Newton, um dos três ordenados sacerdotes católicos último sábado, na Catedral de Westminster em Londres. Em um futuro próximo se espera a criação de ordinariatos também para os Estados Unidos e Austrália.
Um ordinariato pessoal para os fiéis ex-anglicanos é uma estrutura canônica em resposta ao pedido pessoal apresentado por esses religiosos na mesma Congregação, que agora estuda o caso. É uma estrutura que também consente uma reunião em forma corporativa e permite conservar os elementos do patrimônio anglicano. O nome do primeiro ordinariato se justifica por a Virgem de Walsingham ser venerada por todos os católicos no Reino Unido.
Desejo de entrar em plena comunhão com a Igreja Católica foi expresso por numerosos fiéis e sacerdotes, mas também por bispos anglicanos. Além de Keith Newmton, foram orndeados sacerdotes católicos neste sábado mais dois ex-bispos anglicanos: Andrew Burnham e John Broadhurst, que a partir do dia 1º de janeiro deste ano pertencem formalmente à Igreja Católica.
O arcebispo Vincent Nichols, presidente da Conferência Episcopal Inglesa disse que para os recém-ordenados agora começa um “futuro importante e exigente” e que as suas ordenações são “um novo passo na vida e na história da Igreja Católica”. Podem ser ordenados sacerdotes católicos até mesmo ex-anglicanos casados, mas estes, por razões doutrinais católicas, não podem se tornar bispos.
O primeiro ordinário, Keith Newton, foi nomeado pelo Papa e é casado e tem três filhos. Será responsável pela preparação catequética dos primeiros grupos de fiéis anglicanos na Inglaterra e no País de Gales, fiéis que se tornam católicos juntamente com os seus pastores na próxima Páscoa. Os ministros agora recebem formação ao sacerdócio e nas proximidades de Pentecostes serão ordenados sacerdotes católicos.
Keith Newman era bispo anglicano desde 2002 e até então era exercia o cargo de sufragâneo de Richborough e encarregado provincial episcopal na Província de Canterbury. Em uma declaração feita no sábado, diz se sentir “modesto” para encargo confiado pelo Papa.
A aceitação da Igreja Católica para o primeiro ordinário não é um ruptura total com a Igreja Anglicana, mas “parte da peregrinação na fé iniciada com o Batismo”, explica o Vaticano. A Congregação para a Doutrina da Fé observa, sob o aspecto ecumênico, que a “nova estrutura é coerente com o esforço para o diálogo ecumênico, que continua a ser uma prioridade para a Igreja Católica”.
Um dos aspectos a serem estudados e preparados será a liturgia igual para todos os ordinariatos. Não será um novo rito na Igreja Católica, porque a liturgia anglicana foi formada pelo rito romano e não pertence à antiga tradição apostólica como outros ritos católicos.
Deixe seu comentário