CNBB envia nota de solidariedade às vitimas das fortes chuvas no Brasil
CNNB conclamou a sociedade brasileira a intensificar as doações às vítimas das chuvas |
Brasília (Sexta-feira, 14-01-2011, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nesta quinta-feira, 13, uma nota de solidariedade às vítimas das fortes chuvas que vem afetando diversos estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e, principalmente, a região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde até agora mais de 500 pessoas morreram. É o mais desastre natural da história do país.
Em nota, a conferência afirma que vê com profunda tristeza o crescente número de mortos e desabrigados, que “perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e seus bens”. Diante desse quadro dramático, os bispos da CNBB manifestam sua solidariedade, assim como “conclamam a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reativar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia”.
Neste sentido, comunica a nota, é que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, lançou a campanha SOS Sudeste, aceitando doações através de duas contas bancárias. Uma na Caixa Econômica Federal, conta 1490-8, agência 1041 – OP.003, e outra no Banco do Brasil, conta 32.000-5, agência 3475-4.
Enviando um recado direto para os governantes, a entidade assevera que “muitas destas tragédias poderiam ser evitadas, ou, pelo menos, minimizadas, se ações preventivas fossem tomadas, considerando o histórico de regiões que, ano após ano, vivem o mesmo drama”. Dito isto, a CNBB declara que confia que as autoridades competentes se comprometam na busca de soluções para evitar que catástrofes como a de agora não se repitam mais.
A nota da CNBB foi assinada pelo seu presidente, arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo seu vice-presidente, arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares de Vieira, e pelo secretário-geral da entidade, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa.
Deixe seu comentário