Gaudium news > Presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum” fará visita ao Haiti no primeiro aniversário do terremoto

Presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum” fará visita ao Haiti no primeiro aniversário do terremoto

Dom Robert Sarah.jpg
Cardeal Robert Sarah visitará o Haiti para levar a solidariedade do Papa e do Vaticano ao povo local

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-01-2010, Gaudium Press) Exato um ano após o Haiti ter sido duramente atingido por um terremoto de magnitude 7 na escala Ritcher que deixou mais de 222 mil pessoas mortas e milhões de desalojados, o cardeal Robert Sarah, presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, dicastério responsável pelas obras de caridade do Papa, realiza uma simbólica visita ao país.

O momento é particularmente crítico para o Haiti neste primeiro aniversário da tragédia: desde outubro o país vem sendo assolado por uma intensa epidemia de cólera decorrente das precárias condições sanitárias em que se encontra que já deixou mais de 3500 mortos.

Além disso, a visita do cardeal Sarah é, antes de mais nada, uma visita pessoal, pois acontece após um pedido pessoal do próprio purpurado. E é, também, uma visita “institucional”, por assim dizer, de solidariedade da parte do Vaticano e do Papa para com o povo haitiano.

O aniversário de um ano do terremoto acontece no próximo dia 12. O cardeal chega ao Haiti na segunda-feira, 10, vindo de Santo Domingo, capital da vizinha República Dominicana. No programa de sua visita consta, entre outros eventos, a celebração de uma missa e encontros com o presidente da República e com os bispos e seminaristas locais.

Na sua primeira parada, a cidade de Léogane, próxima ao epicentro do terremoto, o purpurado irá depositar a primeira pedra da reconstrução de uma escola. Ainda na cidade, terá encontros com três comunidades religiosas. Depois, à noite, parte para a capital Porto Príncipe, onde concederá, como primeira atividade, uma entrevista para a Radio Télésoleil às 19 horas locais.

No dia seguinte o cardeal deve se encontrar com o presidente da República do país, René Préval, que está no fim de seu mandato. Além disso, está também prevista a visita do religioso a alguns lugares “símbolo” do terremoto, como a Catedral local, o Seminário Nacional e a Igreja do Sagrado Coração. O presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum” também fará uma visita de cortesia à sede da Cáritas haitiana e se encontrará com moradores de um campo de sem-teto em Parc Acra.

Já no dia 12, dia em que a tragédia completa oficialmente um ano, o cardeal participará de uma celebração eucarística especial pela manhã. À tarde, segundo o programa, o cardeal almoça na sede da Nunciatura Apostólica no país e mantém um encontro informal com seminaristas. Em seguida, o purpurado se reúne com agências humanitárias e outros representantes do “mundo humanitário”.

O cardeal Robert Sarah deixa o Haiti na manhã do dia 13 de janeiro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas