Turismo Religioso atrai milhares de fiéis a Santa Catarina nesta época do ano
Florianópolis (Quinta-Feira, 06-01-2011, Gaudium Press) Nos meses de janeiro e fevereiro, a arquidiocese de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, intensifica a promoção do turismo religioso e incentiva a população a tirar suas férias contemplando a Deus, conhecendo lugares maravilhosos e engrandecendo sua fé. Todos os anos, milhares de peregrinos provenientes de diversas localidades do Brasil visitam os santuários da região e os vários destinos de peregrinação católica.
Gruta de Angelina |
As cidades de Brusque, Nova Trento, Florianópolis e Angelina são algumas das localidades que oferecem excelentes opções de turismo religioso, com gastronomia típica das colonizações locais, paisagens exuberantes e muito misticismo. No estado há 22 santuários, no entanto, próximo ao litoral catarinense destacam-se sete: Santa Paulina, Angelina, Azambuja, Nossa senhora do Bom Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora do Caravaggio.
Nova Trento, considerada a segunda maior estância turística do Brasil, possui dois santuários: o de Santa Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro. A canonização de Santa Paulina foi a responsável por tornar a região mundialmente famosa. Ela foi a primeira santa do Brasil e a primeira de sua cidade de origem, Vígolo Vattaro, na Itália. Todos os meses, mais de 30 mil visitantes vão ao local para rezar e agradecer por graças alcançadas. Já o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro foi construído entre 1899 e 1912 e está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altura, onde se encontra uma exuberante estátua de bronze da santa. Em cima da Igreja um mirante possibilita uma visão panorâmica de todo o Vale do Rio Tijucas até seu encontro com o mar.
Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro |
Outro ponto de parada obrigatória de turistas e peregrinos é o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, situado no Vale de Azambuja, na cidade de Brusque. O local fica a três quilômetros do centro da cidade, e lá não se invoca muito Nossa Senhora de Caravaggio, mas sim Nossa Senhora de “Azambuja” devido ao Vale de Azambuja onde se localiza o santuário. Na capital catarinense, o povo é atraído pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que recebeu a dignidade de santuário no dia 12 de outubro de 1987, em uma missa campal presidida pelo arcebispo local na época, Dom Afonso Niehues.
Vale destacar ainda que há 240 anos, em Florianópolis, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e religiosidade popular de Santa Catarina. Um dos momentos marcantes da procissão acontece ao sopé da colina do hospital da região, quando a imagem do Senhor Jesus faz um giro de 360 graus se despedindo dos fiéis. Já a linda Gruta de Angelina, localizada no município de Angelina, foi um presente do Frei Zeno Wallbroehl, missionário franciscano que foi acometido de uma doença que o levou à beira da morte. Fez, então, a promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora se ela lhe curasse. Já com a saúde restabelecida foi à procura do lugar, que viu em sonhos, para a construção da Gruta, encontrando-o nas cercanias de Angelina.
Procissão do Senhor Jesus dos Passos |
Atualmente, um lugar que também tem atraído muitos fiéis, principalmente jovens, é São Luiz, pequena comunidade em Imaruí, no Sul do Estado. Lá nasceu, em 11 de abril de 1919, Albertina Berkenbrock, jovem assassinada aos doze anos de idade ao resistir a uma tentativa de estupro. O primeiro sinal de santidade de Albertina ocorreu no dia de sua morte, pois o sangue jorrava de seu pescoço sempre que o agressor se aproximava do caixão. O seu processo de beatificação já esta em Roma, protocolado na Congregação para as Causas dos Santos.
Em todo o Brasil, e no mundo, os destinos religiosos atraem milhões de pessoas todos os anos. Além de despertar a fé, a esperança e a oração, a comunhão com a beleza natural brasileira é outro aspecto que cativa os visitantes. Em Santa Catarina não é diferente.
Fernanda Baldini
Deixe seu comentário