Gaudium news > Presidente da Cáritas de Colômbia diz que há crise de liderança dentro das famílias

Presidente da Cáritas de Colômbia diz que há crise de liderança dentro das famílias

Cidade do México (Terça, 03-03-2009, Gaudium Press) Durante evento no México, o monsenhor Héctor Fabio Henao, presidente da Cáritas da Colômbia, afirmou que existe, atualmente, uma crise de liderança dentro das famílias e que as mulheres têm participado mais ativamente na educação familiar e na contribuição para a paz. A afirmação foi feita na conferência magistral “A familia construtura da paz”, no Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã (IMDOSOC).

“Vivemos em uma sociedade cuja tendência é emigrar e, quando um dos membros decide separar-se, toda a familia se envolve no processo, e, assim, a familia se desintegra porque uns integrantes vivem à parte e outros em outros países”, apontou. O religioso definiu vários pontos a favor da construção da paz social com destaque para o conceito de “Família Transnacional”.

Para o monsenhor Henao, “a familia está convidada a se tornar o centro de humanização e deve ajudar a construir a paz com dignidade entre seus integrantes. A familia é o fundamento da vida e tem a função de proteger e ser geradora de humanidade por meio do ensino de valores como a misericordia, compaixão, responsabilidade e perdão, para que se alcance a paz”.

Dom Hector Fabio Henao enfatizou que os países afetados pela violência desintegram o núcleo familiar, minando o espaço de relacionamento entre os membros da familia e aumentando o nível de violência social. O prelado usou as atividades do narcotráfico como exemplo.

Também destacou que a crise no seio da família tem entre as principais causas as tranformações familiares ocorridas por conta do contato dos meninos e meninas com a violencia, provocando a carência da tolerância.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas