Arquidiocese de Porto Alegre (RS) promoverá a 23ª Romaria da Mãe de Deus
Santuário é considerado um dos recantos mais bonitos da capital gaúcha com vista panorâmica de 360 graus |
Porto Alegre (Quarta-Feira, 22-12-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, através do Santuário Mãe de Deus, promoverá no próximo dia 1º de janeiro de 2011 a 23ª Romaria de Nossa Senhora Mãe de Deus, tradicionalmente realizada no primeiro dia do ano para pedir paz para o mundo todo. Considerado um dos recantos mais bonitos da capital gaúcha, com vista panorâmica de 360 graus, o Santuário acolherá a maior romaria dos últimos anos, com estimativa de mais de três mil participantes.
De acordo com o reitor do Santuário, padre Lírio Pezzini, a romaria é um momento especial de fé e de esperança e reúne um grande número de devotos que começam o ano caminhando e pedindo a benção da Mãe de Deus, padroeira da cidade, para o ano de 2011. Segundo palavras do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, é importante começarmos o ano pedindo a proteção da Mãe, pois “se ela está conosco o ano todo, com certeza esse se torno um ano mais feliz”.
A programação da romaria iniciará às 17h30, com os romeiros partindo da Gruta de Lourdes em direção ao Santuário Mãe de Deus. A missa campal será celebrada às 19h, com bênção das mães e benção geral, e terá a presença de Dom Dadeus Grings, e do bispo auxiliar, Dom Remídio Bohn. No dia 31 de dezembro, dia anterior a romaria, será realizado um show popular, às 21h, no Santuário. O público que estiver no local poderá se inscrever na hora e apresentar números musicais e instrumentais.
História do Santuário
No dia 06 de dezembro de 1981, quando Dom Cláudio Colling assumiu o comando da arquidiocese de Porto Alegre, viu que pouco existia para homenagear a Padroeira. Poucos dias depois, o arcebispo decidiu construir um santuário arquidiocesano dedicado a Nossa Senhora Mãe de Deus e a Igreja. Objetivo: ser o centro dinâmico para impulsionar constantemente a evangelização e a santificação de todo o povo de Deus.
Uma imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, esculpida em madeira no norte da Itália, foi doada pela Congregação dos Padres Orionitas e colocada no interior do Santuário. A estátua foi benta pelo Papa João Paulo II em Roma, em 1988. O Santuário foi inaugurado em 20 de agosto de 2000 e contou com a presença do arcebispo de Colônia, Alemanha: cardeal Joachim Meissner.
Desde o dia primeiro de Janeiro de 2010 os Missionários Redentoristas foram convocados para administrar o Santuário da Padroeira de Porto Alegre. Os redentoristas também atendem outros grandes locais de peregrinação como Aparecida, Divino Pai Eterno, Bom Jesus da Lapa, entre outros. A mensagem desse santuário é exaltar e glorificar o maior de todos os títulos e graças da Virgem Maria e o fundamento de sua grandeza, que é ser Mãe de Deus.
Deixe seu comentário