Dom Celli envia mensagem a comunicadores latinoamericanos por ocasião da Festa da Virgem de Guadalupe
Segundo Dom Celli, só em silêncio se assumem, de maneira mais consciente, as próprias escolhas |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 14-12-2010, Gaudium Press) Por ocasião da Festa da Virgem de Guadalupe, Padroeira da América, celebrada neste domingo, 12, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicação Sociais, Dom Claudio Maria Celli, enviou uma mensagem aos comunicadores de toda a América Latina.
Na missiva, o prelado, entre outras coisas, convida os comunicadores latinoamericanos a, nas atividades próprias da época natalina, ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e a “escutar a voz de Jesus que nos fala ao coração”, para dessa forma “preparar também, e mais se possível, aquilo que comunicaremos através de rádios, jornais impresso, programas de televisão e sites na internet”.
Veja abaixo a mensagem na integra do arcebispo:
“Queridos amigos e amigas comunicadores da América Latina:
Nesta íntima festa de Nossa Mãe, que faz sintonizar no mesmo Espírito milhões de pessoas do continente, quero fazer-lhes chegar de novo minha cordial saudação.
A Missão Continental que está acontecendo na América Latina anima muitas pessoas a tomar nova consciência do que significa ser discípulo de Jesus Cristo. Nas Igrejas locais impulsionam esta tarefa com entusiasmo, recordando que ser discípulo significa ter vivido um autêntico em contro Ele, ter experimentado sua bondade, seu amor e sua misericórdia em nossa história pessoal. Esta experiência marca e transforma a vida de maneira permanente e por isso desejamos comunicá-la aos outros, nos transformando assim em missionário e missionárias.
O encontro com o Senhor tem muitas facetas. Sendo pessoal, é sempre também comunitário: dá-se na solidão e no silêncio, mas também, de maneira privilegiada nas celebrações litúrgicas e na vida em família. Alimenta-se no diálogo e na oração comunitária, expressa-se no cato, na catequese e termina na ação e no serviço.
Por isso, eu desejaria, neste Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, convidá-los, precisamente como comunicadores e comunicadoras, para saborear de novo a experiência do encontro com Cristo. Convido-os a viver tempos e espaços de silêncio durante estes dias de Advento, para escutar a voz de Jesus que nos fala ao coação. Da mão de Maria, nos encontremos com Ele sem pressa, pois nos espera sempre! Ponhamos um dique à inundação dos afazeres e ruídos que tantas vezes nos arrastam sem freio.
O silêncio se parece a uma tela branca sobre a qual podemos projetar o filme de nossa vida cotidiana a fim de vê-la nitidamente. Só em silêncio se assumem de maneira mais consciente as próprias escolhas; no silêncio se escuta a voz de Deus. Assim, poderemos ser portadores autênticos de sua Palavra, como Maria que ‘guardava todas essas coisas em seu coração’ (Lc 2,19) e ‘fazer o que Ele nos diga’ (Jn. 2,5).
Talvez seja um conselho difícil de seguir neste momento de bombardeio informativo, de exigências pastorais, de atividade intensa nas famílias, em nossos meios de comunicação e paróquias, para não falar das comprar, dos presentes, das festas e celebrações. Mas… se dedicamos tempo a selecionar os ingrediente e a prepara as cenas e comidas que compartilhamos em um clima festivo, não devemos preparar também, e mais se pudermos, aquilo que comunicaremos através de rádio, jornais impressos, programas de televisão, sites na internet? Que podemos fornecer de substanciosos se nossa vida vai ficando cheia só de de palavras repetidas? Dediquemos tempo ao Senhor, a quem estamos esperando no Advento.
Que Maria de Guadalupe, Imperatriz da América e também Padroeira da Rede Informática da Igreja na América Latina (Riial), nos alcance o dom do silêncio interior de Deus, justamente para poder renovar nossa vida de discípulos e discípulas do Senhor, e para Ele faça frutificar nossas palavras, textos, imagens e notas musicais portadoras da Boa Nova.
Feliz Festa de Guadalupe e Feliz Natal a todos”.
Deixe seu comentário