Gaudium news > México presenteia Vaticano com presépio

México presenteia Vaticano com presépio

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-12-2010, Gaudium Press) O México, através da cidade de Salamana, estado de Guanajuato, presenteou o Vaticano com um presépio. A instalação natalina, que decorará a Sala Paulo VI, será inagurada na próxima quarta-feira, 15, durante a Audiência Geral. O presépio é formado por um figuras feitas em cera de 100 anos, com 28 a 30 cm de altura, que representam diversas histórias bíblicas. Entre as figuras há: Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos, os Pastores, velas e candelabros de madeira detalhados. O pontífice também recebe para o seu apartamento privado pequeno presépio em cera.

Esta é a terceira vez que o México oferece um grande presépio para decorar a sala vaticana. As duas primeiras aconteceram em 2008 e 2009, quando, respectivamente, os estados de Jalisco e do México doaram o presépio. A diferença é que desta vez o presente coincide com o bicentenário de independência do país e com o centenário da Revolução. Por isso também a escolha de Guanajuato, berço das lutas pela libertação nacional.

O presépio doado pelo México também faz parte de um projeto organizado pelo Vaticano, que tem como objetivo tornar regular a exposição do Museu Etnográfico local. Isso será feito a partir de duas mostras, que acontecerão entre amanhã e 02 de fevereiro, data do término do período natalino do calendário litúrgico.

A primeira acontecerá no ingresso da Sala Paulo VI, e terá a exposição do presépio. A segunda nos Museus Vaticanos, com a mostra de cerca de 50 fotos do artista mexicano, Gibrán Peña, e 1200 objetos artesanais artísticos (típicas flores de natal elaboradas com hastes de palmeira e broto de junco, globos de cerâmica e 200 figuras de pássaros realizadas em maiólica); além de 350 objetos em metal (bolas, anjos, pombas, estrelas, corações, candelabros e medalhões), e também uma moldura em madeira esculpida.

A mostra nos Museus Vaticanos será intitulada “Navidad mexicana del Bicentenario. Guanajuato en el Vaticano”. Na abertura estarão presente, além do governador do estado de Guanajuato, Juan Manuel Oliva Ramirez, uma delegação local, que se reunirá amanhã com o cardeal governador do Vaticano, Giovanni Lajolo e visitará o túmulo de João Paulo II na presença do arcipreste da Basílica vaticana, o cardeal Angelo Comastri.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas