Governo chileno anuncia a reconstrução de 20 igrejas afetadas pelo terremoto do início do ano
Bispo de Talca e ministro chileno andam perto dos escombros da igreja Aposto Pedro/ Foto: Conferência Episcopal Chilena |
Talca (Segunda-feira, 06-12-2010, Gaudium Press) O ministro de Obras Públicas do Chile, Hernán de Solminihac, anunciou na última semana que o governo do país andino possui um plano de recuperação de 20 igrejas patrimoniais da região de Maule, que foi severamente danificada pelo terremoto que atingiu o Chile em fevereiro deste ano. A declaração de Solminihac foi feita durante visita à Igreja Apóstolo Pedro de Talca, que fica na região. Durante a visita, o ministro teve a companhia do bispo da diocese de Talca, Dom Horácio Velenzuela.
Sobre a reestruturação dos templos católicos, o ministro chileno declarou que ela está de acordo com o plano de reconstrução do governo, cujo compromisso “também é construir, restaurar e proteger o patrimônio das regiões afetadas, com o intuito de dispor espaços para que todos tenham acesso à cultura e à religião”. Segundo Solminihac, estas obras serão realizadas porque não é necessária apenas reconstruir a infraestrutura afetada pelo terremoto, mas também “reconstruir e tornar melhor a alma do Chile”.
Para Dom Horácio, o anúncio do ministro chileno é uma boa notícia para a Igreja e para a cidadania. “Reparar templos como o do igreja Apóstolo Pedro, que é da segunda metade do século XIX, é motivo de muita alegria. Se tivermos memória do passado, teremos futuro”, disse. “O valor patrimonial, histórico e espiritual que estas igrejas têm transcende as ideologias e as religiões; é algo que pertence a todos, por isso é bom que todos ajudemos”.
Com informações da Conferência Episcopal Chilena.
Deixe seu comentário