Gaudium news > “A Teologia é uma ciência racional", afirma o Papa

“A Teologia é uma ciência racional", afirma o Papa

Captura_de_tela.png
Segundo Papa, teologia ajuda a purificar a razão humana, liberando-a de certos preconceitos e ideias

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-12-2010, Gaudium Press) Para o Papa, o teólogo está inserido no grande e longo patrimônio teológico dos séculos da história cristã, iniciado pelos Pais da Igreja. Bento XVI recebeu em audiência privada hoje no Vaticano os membros da Comissão Teológica Internacional, na conclusão dos trabalhos de sua Sessão Plenária. A Comissão, instituída por Paulo VI celebra 40 anos este ano.

É “um grande privilégio poder profissionalmente estudar o próprio Deus e poder falar dEle”, disse o pontífice, ressaltando que isso é uma contribuição “preciosa” tanto para todos os cristãos como também para os fiéis de outras religiões monoteístas. Segundo o Papa, a teologia deve ser racional e espiritual, isto é, nutrida pela relação pessoal com Deus no “tempo e no espaço” na fidelidade à natureza da fé eclesiástica. E como ciência, a teologia deve ser argumentada racionalmente.

Esta racionalidade da teologia “ajuda a purificar a razão humana liberando-a de certos preconceitos e ideias”, continou. Bento XVI disse que o mundo aprecia “muitos dons do Cristianismo”, como o da igualdade democrática, e que Deus “Logos” que se encarnou é garantia da paz para este mundo. “Um Deus – reafirmou o Santo Padre – que não fosse percebido como fonte de perdão não poderia ser luz na trilha da paz”.

A Comissão Teológica Internacional foi instituída pelo Papa Paulo VI em 11 de abril de 1969 junto à Congregação para a Doutrina da Fé, para ajudar a examinar as questões doutrinais de maior importância. Entre os diversos membros internacionais, há um sacerdote do Brasil, Geraldo Luis Borges Hackamnn, docente de Teologia Sistemática da PUC-RS.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas