Gaudium news > Padroeira do Chile recebe condecoração do exército do país

Padroeira do Chile recebe condecoração do exército do país

Santiago (Quarta-feira, 01-12-2010, Gaudium Press) Em uma cerimônia solene realizada na Catedral Metropolitana, o Exército do Chile entregou nesta terça-feira a “Condecoração Exército Bicentenário em grau de Grã Cruz à imagem da Virgem do Carmo, padroeira e generala das Forças Armadas e Forças de Ordem da República do Chile”.

CONDECORAÇÃO NO CHILE.jpeg
Cerimônia solene foi presidida pelo bispo castrense, Dom Juan Barros

A distinção foi outorgada pelo comandante-chefe do Exército, general Juan Miguel Fuente-Alba Poblete, que assistiu à cerimônia junto ao Chefe de Estado Maior do Exército, General Guillermo Castro.

O ato religioso foi encabeçado pelo bispo castrense, Dom Juan Barros, que durante sua homilia recordou aos presentes como a devoção à Virgem Maria, sob a advocação do Carmo, acompanhou as forças militares desde os começos do processo independentista. “Hoje seus filhos desejam homenagear sua maternal proteção, presente durante toda a trajetória do Exército do Chile”, declarou. “Deus não deixará de abençoar copiosamente a quem ame a Santíssima Mãe. Este ato nos deixará contentes na terra e inscritos para o céu”.

Permanente intercessão da Virgem na história do Chile
Ao oferecer a condecoração, o General Fuente-Alba afirmou que “a história do Chile mostra numerosos testemunhos da intercessão da Virgem e da devoção de seus soldados. Em 5 de janeiro de 1817, antes de cruzar a cordilheira dos Andes, os patriotas em Mendonça, encabeçados pelos generais José de San Martín e Bernardo O’Higgins, escolhem a Virgem do Carmo como sua padroeira e lhe juram fidelidade”.

Também acrescentou que “as graças concedidas pela Virgem não se restringem aos períodos de guerra, mas também ao serviço diário e cotidiano dos soldados do Exército do Chile, afastando-os dos perigos, consolando-lhes nas dificuldades e dando-lhes esperança para sua salvação”.

O comandante-chefe expressou que o Exército do Chile condecora a Virgem do Carmo” em sinal de gratidão e como testemunho de nossa fé e adesão a sua maternal intercessão sobre todos os soldados e suas famílias”.

Ao finalizar a homenagem, agradeceu a Virgem sua proteção e expressou: “Colocamos em suas mãos maternais o futuro do Exército do Chile”

Texto original de Igor Rocco

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas