Exposição de arte sacra marca centenário da arquidiocese de Olinda e Recife
Olinda e Recife (Quarta-feira, 01-12-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Olinda e Recife está celebrando 100 anos em 2010 e como parte de suas comemorações organizou uma exposição de arte sacra com relíquias, algumas delas históricas, que fazem parte do acervo da Igreja Católica da região. O evento começou na última segunda-feira, 29 de novembro, e segue até dia 06 de dezembro, no Shopping Paço Alfândega, no bairro do Recife Antigo. Com informações da arquidiocese de Olinda e Recife.
No total, são 21 peças dispostas à visitação. Entre elas, um cálice doado pela princesa Isabel ao primeiro arcebispo de Olinda, Dom Luiz Raimundo Brito, e o báculo de Dom Vital, bispo entre 1871 e 1878 e cuja causa de beatificação corre no Vaticano. Para o responsável pelo Museu de Arte Sacra de Pernambuco e um dos organizadores da exposição, Dom Irineu Marinho, as peças expostas têm mais do que um valor artístico e histórico: demonstram o impacto de Cristo na humanidade. “Que esta exposição desperte em nós, principalmente, a busca pelo sagrado”, disse.
Selo comemorativo dos 100 anos da arquidiocese/ Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife |
O centenário da arquidiocese pernambucana também foi homenageado com um selo lançado pelos Correios no dia da inauguração da exposição.
As comemorações pelo 100 anos de existência da arquidiocese terminarão oficialmente no próximo domingo, 05 de dezembro, com uma grande Celebração Eucarística realizada no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo.
Deixe seu comentário