Carmelitas Descalços celebram 100 anos de chegada ao Peru
Lima (Terça-feira, 23-11-2010, Gaudium Press) Os Carmelitas Descalços iniciaram neste domingo, 21, com Santa Missa celebrada na Paróquia São José, em Lima, capital doPeru, as comemorações pelo primeiro centenário da chegada da Ordem ao país andino.
Conforme a Conferência Episcopal Peruana, este Ano Jubilar “será um período de graça para todos aqueles, que no país, conhecem e amam o Carmelo Teresiano e sua espiritualidade”. Será “um tempo para dar graças ao Senhor pela presença dos filhos de Santa Teresa de Jesus no Peru”, afirma nota de imprensa.
A Ordem dos Carmelitas Descalços
Monte Carmelo, onde no século XIII surgiu a Ordem dos Carmelitas Descalços |
O início da Ordem dos Carmelitas Descalços data do século XII da Era Cristã, mais especificamente o ano de 1191, quando um grupo de homens, querendo viver em solidão e retiro, mudou-se para o Vale de Wadi-es-Siah do Monte Carmelo, onde, segundo a tradição bíblica, viveu o profeta Elias.
Cerca de um século depois, por volta do ano 1200, o grupo ganhou força, mais e mais adeptos, e pediu para o Patriarca de Jerusalém, Alberto, que lhes desse uma regra sob a qual organizariam sua vida comunitária. Era constituída nesse momento a Ordem dos Carmelitas Descalços.
No Peru, os Carmelitas chegaram no final do século XIX, atendendo a solicitações da ordem. Primeiramente se fixaram no Mosteiros da Madres Carmelitas de Carmen Alto e depois partiram para Arequipa, onde iniciaram oficialmente a história da ordem de padres no país.
Deixe seu comentário