São Paulo encerra Congresso de Leigos com participação recorde de público
São Paulo (Terça-feira, 23-11-2010, Gaudium Press) O 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo terminou no último domingo, com um uma cerimônia de encerramento no Ginásio do Ibirapuera, registrando saldo recorde de participação do público. Segundo a arquidiocese, era esperada participação de cerca de 4 mil pessoas durante as três etapas do Congresso, que teve início no dia 25 de janeiro. Mas o saldo final superou os 6 mil participantes.
Delegados aprovam propostas durante a cerimônia de encerramento do Congresso |
O Congresso também resultou na elaboração de dois textos-base, um com as conclusões das discussões e as propostas para a organização e participação do laicato nas atividades da arquidiocese para os próximos anos, e outro, da parte dos leigos. Sob o tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra”(Mt 5, 13.14), os leigos da arquidiocese elaboraram uma “carta de intenções”, em que, basicamente, se comprometem a ser “discípulos missionários” e mais ativos nas atividades arquidiocesanos e saúdam os frutos de congresso.
Ainda que com a ideia central estando em sua essência, este texto-carta ainda não está em sua versão final e será alterado, informou a arquidiocese. O texto definitivo será apresentando nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa na presença do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
O próprio cardeal também redigiu uma carta pelo encerramento do Congresso, lida durante a cerimônia de encerramento no Ibirapuera pelo bispo auxiliar Dom Tomé Ferreira da Silva. O cardeal estava em Roma na ocasião participando do Consistório Ordinário Público convocado pelo Papa. Na missiva, Dom Odilo refere-se diretamente ao papel dos leigos:
“Neste dia conclusivo dos trabalhos, desejo referir-me mais uma vez à alta dignidade e especial vocação dos leigos na Igreja. Pela graça do Batismo, todos vocês tornaram-se membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja; foram feitos participantes a pleno título do Povo de Deus, povo sacerdotal, profético e real, e tornaram-se filhos e filhas de Deus por meio de Cristo, membros da família de Deus; receberam também a abundância dos dons do Espírito de Cristo e participam, de modos diversos, da missão confiada por Jesus Cristo à Igreja: anunciar o Evangelho e testemunhar no mundo a vida nova do reino de Deus”, afirma o cardeal.
Ao final de sua carta, de duas páginas, Dom Odilo convida: “Desde já, convido os representantes das organizações de leigos e os integrantes das oficinas temáticas para um encontro com o Arcebispo em março de 2011, em dia e local a serem comunicados, para tratar da continuidade e da efetivação dos projetos e propósitos do Congresso”.
Histórico
Congresso se guiou pelo tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo |
O 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos é fruto da reflexão da Assembleia das Igrejas do Regional Sul I, realizada em 2007, em Itaici (Indaiatuba-SP), com o tema “Laicato e missão Permanente”.
Convocado pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e aberto na Festa da Conversão do Apóstolo Paulo, no dia 25 de Janeiro de 2010, o Congresso se guiou pelo tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”, e pelo lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). O evento foi dividido em três etapas.
A primeira etapa do evento começou em janeiro e foi até o final de maio. Consistiu na leitura, por parte dos leigos, do material desenvolvido pela arquidiocese durante o ano de 2009 e pela partilha dos questionamentos levantados por esta leitura. A segunda etapa aconteceu de junho a agosto e foi desenvolvida nas regiões episcopais. Esta fase foi marcada pela realização de 14 oficinas temáticas sobre assuntos como saúde, família, educação e vida cristã, que sistematizaram a reflexão realizada na primeira fase.
A terceira e última etapa do Congresso ocorreu em setembro e outubro novamente em âmbito arquidiocesano. Nesta fase, foram elaboradas propostas de ação missionária dos leigos na vida da cidade de São Paulo, tomando como base o conteúdo previamente discutido nas oficinas realizadas nas regiões episcopais.
Fotos: Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário