Missa pelo Bicentenário do Chile reúne milhares de fiéis
Missa pôs fim também à peregrinação da imagem da Virgem da Carmen Missionária |
Maipú (Segunda-feira, 22-11-2010, Gaudium Press) Milhares de fiéis se congregaram ontem, 21, na explanada do Santuário Nacional de Maipú, na província de Santiago, para participar da Missa pelo Chile, principal celebração realizada pela Igreja para agradecer a Deus pelo bicentenário de independência do país e cerimônia que pôs fim à peregrinação da imagem da Virgem da Carmen Missionária pelo país.
A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo de Santiago, cardeal Dom Francisco Javier Errázuriz, em concelebração com 32 bispos do país. O núncio apostólico no Chile, Dom Giuseppe Pinto, também participou. Entre as autoridades políticas estiveram presentes na cerimônia religiosa o presidente do Chile, Sebastián Piñera, ministros de Estado e parlamentares.
A solenidade começou com ato de Ação de Graças ao Senhor por todos os dons e bençãos recebidos pelo povo chileno, seguida de boas-vindas a cada uma das delegações provenientes das 27 dioceses que existem no país. Logo depois, subiu ao altar da Basílica a imagem da Santíssima Virgem, ação que precedeu a Celebração Eucarística.
Antes da eucaristia, os bispos celebrantes se detiveram durante um pequeno momento junto aos muros do antigo Templo e imploraram a Deus por sua misericórdia diante das faltas e erros cometidos pela Igreja, por seus pastores e pela comunidade eclesial no transcurso destes 200 anos.
Posteriormente, os bispos, precedidos por duzentas bandeiras portadas por jovens, ingressaram ao altar principal para iniciar a celebração. Após dar boas-vindas às autoridades e aos demais fiéis presentes, o presidente da Conferência Episcopal Chilena e arcebispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati, se pronunciou: “Damos Graças a Deus pela bondade que Ele nos tem reservado e pedimos que possamos continuar com a força do Espírito realizando a missão que nos foi encomendada”.
Texto Original: Igor Roco
Deixe seu comentário