Regional Leste 2 da CNBB debate “Discipulado Criativo” em Assembleia
Evento teve a participação de 120 pessoas, entre bispos, padres, coordenadores e agentes de pastoral/ Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora |
Belo Horizonte (Sexta-feira, 19-11-2010, Gaudium Press) Aconteceu de 15 a 18 de novembro na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte, a Assembleia do Regional Leste 2 (que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB). O evento teve a participação de 120 pessoas, entre bispos, padres, coordenadores e agentes de pastoral, que debateram e refletiram, através de analises conjunturais, o tema “Discipulado Criativo: como aproveitar melhor as oportunidades do mundo no trabalho eclesial”.
Neste sentido, foi apresentado durante a Assembleia um diagnóstico prospectivo e propositivo da realidade pastoral do Regional, elaborado com base em estudo de indicadores pastorais e geo referenciais. Documento que foi mostrado aos presentes pelo secretário-executivo do Regional, Padre Flávio Luis, e pela professora do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Izabella Carvalho.
A Assembleia trouxe também o resultado de um questionário sobre comunicação enviado previamente às dioceses do Regional. O documento, que foi apresentado pelo responsável pela Comissão de Comunicação do Regional, bispo de Colatina (ES), Dom Décio Zandonade, revelou que 60% das dioceses de Minas e Espírito Santo contam com uma assessoria de comunicação. A pesquisa mostrou também que 90% delas possuem página na internet, 70% apresentam jornal impresso e em 80% existem rádios ou algum trabalho voltado para esta mídia.
Outra apresentação da Assembleia que merece destaque foi a realizada pelo presidente da Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2, arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira. O prelado, que palestrou a respeito do 1º Seminário Igreja e Bens Culturais realizado pelo Regional no último mês de outubro, revelou aos religiosos presentes no evento que 2011 será dedicado à criação das comissões de bens culturais arquidiocesanos, com o intuito de que, em 2012, aconteça o 2º Seminário da comissão.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário