Gaudium news > Vaticano diz que ordenação episcopal forçada na China é violação de liberdade religiosa

Vaticano diz que ordenação episcopal forçada na China é violação de liberdade religiosa

PadreLombardi.jpg
“Ordenação será ilicita e prejudicial para a relação entre China e Santa Sé”, disse Padre Lombardi

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 18-11-2010, Gaudium Press) “Graves violações da liberdade de religião e da liberdade de consciência” , foi o comentário do porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, sobre informações, ainda não-confirmadas, de que a China irá promover uma ordenação episcopal não aprovada pelo Papa em Chengde, no nordeste do Hebei, prevista por volta do dia 20 de novembro.

Além disso, os relatos dão conta de que bispos em comunhão com Roma estariam sendo pressionados pelas autoridades a participar da ordenação.

Padre Lombardi confirmou que “Padre Joseph Guo Jincai não recebeu a aprovação do Santo Padre para ser ordenado bispo da Igreja Católica”, diz em sua declaração, publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. “Se essas notícias forem verdadeiras então a Santa Sé considerará estas ações como graves violações da liberdade de religião e da liberdade de consciência”.

Além disso, esta ordenação “será ilícita e prejudicial para as relações construtivas que se desenvolveram nos últimos tempos entre a República Popular da China e a Santa Sé”, continuou o porta-voz vaticano, ressaltando que a Santa Sé quer “desenvolver relações positivas com a China” e que já entrou em contato com as autoridades daquele país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas