Gaudium news > Na audiência geral, Papa faz um apelo pela "primavera eucarística" da Igreja e de todos os fiéis

Na audiência geral, Papa faz um apelo pela "primavera eucarística" da Igreja e de todos os fiéis

papa na aud geral.JPG
Ao final da Audiência, Papa voltou a falar sobre a  situação dos cristãos no Paquistão

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-11-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dedicou a catequese da audiência geral de hoje à figura de Santa Juliana de Cornillon, e fez um apelo pela “primavera eucarística” através da participação na missa dominical e da adoração pessoal do Santíssimo. Falando aos 12 mil participantes presentes hoje pela manhã na praça São Pedro, o Papa recordou que a santa monja agostiniana do século XII foi uma promotora do culto eucarístico, graças à cuja contribuição o Papa Urbano instituiu a festa do “Corpus Christi”.

Santa Juliana de Cornillon, conhecida também como Santa Juliana de Liège, ficou órfã cedo. Hoje pela manhã o Santo Padre, no ciclo das catequeses sobre as grandes teólogas da Idade Média, apresentou esta monja agostiniana que viveu na diocese belga de Liège, e que tornou-se uma promotora da festa litúrgica do “Corpus Christi”. De acordo com Bento XVI, era foi uma religiosa humilde e uma pessoa concentrada em Deus.

Graças a esta monja, Liège tornou-se a primeira diocese onde foi introduzida a festa de “Corpus Christi”. O Papa Urbano IV, conhecendo pessoalmente a santa, decidiu instituir a festa também no calendário litúrgico para toda a Igreja Universal. O então pontífice presidiu ele p?oprio pela primeira vez a celebração em Orvieto, cidade próxima a Roma, famosa por um milagre eucarístico. A composição dos textos litúrgicos havia sido confiada a São Tomás de Aquino.

Segundo Bento XVI, a “fidelidade ao encontro com o Cristo Eucarístico na Santa Missa dominical é essencial para o caminho de fé, mas tentemos também frequentemente visitar o Senhor presente no Tabernáculo” . O “encontro eucarístico”, como o confirma a vida dos numerosos santos, é fonte da força, da consolação e da alegria, destacou.

Em português, ao saudar os fiéis presentes vindos de Curitiba e Propriá, o Papa observou: “O céu cubra de graças os passos da vossa vida e os preserve do pecado, para que os vossos corações possam domingo-a-domingo hospedar Jesus-Eucaristia no meio dos homens.”

Ao final da audiência geral, o pontífice fez um novo apelo pela normalização da situação dos cristãos no Paquistão. “Nestes dias, a comunidade internacional segue com grande preocupação a difícil situação dos cristãos no Paquistão, que frequentemente são vítimas de violência ou de discriminação. De forma particular, exprimo hoje minha proximidade espiritual à sra. Asia Bib e aos seus familiares, enquanto peço que, o mais rápido possível, lhe seja restituída a plena liberdade”.

Asia Bib, uma mulher cristã e mãe de cinco filhos, foi condenada à morte no Paquistão acusada de blasfêmia. Ela foi considerada culpada após um grupo de mulheres com quem estava terem dito que Asia ofendeu o profeta Maomé enquanto buscava água em um poço. As mulheres haviam se recusado a compartilhar um jarro que Asia, não-muçulmana, havia tocado, por considerarem a mulher “impura”.

O Papa, além disso, também estendeu seus apelos a outros países, aos cristãos “que se encontram em situaçõesa análogas, a fim que a sua dignidade e seus direitos sejam plenamente respeitados”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas