Gaudium news > Diocese de Chapecó reúne milhares em Encontro da Jornada pela Vida da Juventude

Diocese de Chapecó reúne milhares em Encontro da Jornada pela Vida da Juventude

Chapecó (Terça-Feira, 16-11-2010, Gaudium Press) O município de Xanxerê, pertencente à diocese de Chapecó, no estado de Santa Catarina, reuniu no último domingo, dia 14 de novembro, mais de 10 mil pessoas em um Encontro Regional da Jornada pela vida da juventude. Mais de 150 caravanas de todos os municípios da região estiveram presentes no evento. Com o lema: “Trabalhamos juntos na Obra de Deus, a jornada teve como objetivo principal alertar e sensibilizar a sociedade sobre as múltiplas situações de violência das quais a juventude é vítima nos dias de hoje.

De acordo com um dos coordenadores da jornada, Padre Igor Damo, além do objetivo específico, as atividades tiveram também as seguintes metas gerais a cumprir: celebrar e recordar o primeiro Dia Nacional da Juventude, celebrado na diocese em 1985 e que reuniu cerca de 30 mil jovens; impulsionar a Pastoral de Conjunto na Igreja Diocesana e destacar a importância do trabalho em parcerias, com entidades sociais na defesa da vida. “Foi um momento de incentivo ao trabalho em equipe, onde enfatizamos que é dever de toda a sociedade olhar o jovem como criação de Deus, cuja vida necessita ser respeitada e valorizada, mesmo em meio a uma realidade de violência e exclusão”, disse.

A jornada foi acontecendo nas paróquias que compõem a diocese catarinense durante todo o ano, através de seminários, encontros, celebrações, mateadas, pedágios, panfletagem, debates, entre outros. No último domingo (14), dia da grande concentração, a programação da jornada iniciou com uma caminhada e com uma missa festiva. Na sequência foi realizada uma visita as tendas de experiências coletivas de organização, produção e sustentabilidade.

Durante o evento foram refletidas temáticas relacionadas à vida da Juventude, com ênfase nos diversos tipos de violência da qual ela é vítima, e temas voltados à importância de valorizar os dons, capacidades e jeito criativo de ser da juventude no espaço das comunidades e da sociedade em geral.

Por fim, a coordenadora destaca que atividades como a Jornada pela Vida da Juventude contribuem para sensibilizar a sociedade sobre a realidade dos jovens, bem como a necessidade de valorizar e compreender o jovem com seu jeito particular de ser.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas