“O esporte é uma escola do desenvolvimento humano integral e do respeito pelo meio ambiente”, diz o Papa
Papa recebe par de esquis personalizados das mãos de instrutor italiano |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 16-11-2010, Gaudium Press) Um correto equilíbrio entre a dimensão física e a espiritual significa “não idolatrar o corpo, mas respeitá-lo, e não fazer dele um instrumento a ser potenciado a todo custo”, disse o Santo Padre a representantes dos Instrutores de Esqui italianos, que foram recebidos no Palácio Apostólico no Vaticano no domingo pelo início da temporada do esporte.
Bento XVI voltou a falar sobre o desenvolvimento “harmônico” da pessoa humana e da tutela da criação.
O esporte nos ensina a “perseguir objetivos, o respeito pelas regras, a tenacidade em enfrentar e superar as dificuldades”, lembrou o Papa, que advertiu que também nas atividades esportivas há o risco de tratar o homem como um objeto. Exercido de maneira saudável e ética, o esporte pode tornar-se uma “escola para se aprender e aprofundar os valores humanos e cristãos” e o desenvolvimento humano integral, continuou o Santo Padre.
Para o Papa, ao contemplar a criação, o homem não pode se esquecer da própria relação entre si e a natureza. Há sempre o risco de “querer se sobrepor ao Criador e reduzir a criação quase a um produto a ser usado e consumido”. Neste sentido, disse o pontífice, objetivo do esporte é o de encontrar o equilíbrio, a autodisciplina e o respeito.
Ao final da audiência, o Santo Padre recebeu dos Instrutores um par de esquis personalizados, uma roupa para esquiar e uma estátua de Nossa Senhora das Neves.
Deixe seu comentário