Comissão de Liturgia de Santa Catarina promoverá Escola de Liturgia para Jovens
Florianópolis (Sexta-Feira, 12-11-2010, Gaudium Press) As Pastorais da Juventude de Santa Catarina, através da Comissão Regional de Liturgia do Regional SuL 4 da CNBB, convidam todos para a Escola de Liturgia para Jovens, que já está com as suas inscrições abertas. A iniciativa tem como objetivo animar jovens a cultivarem uma mística celebrativa e inculturada na vida de grupo e em comunidades, formando pessoas para o serviço litúrgico da Igreja.
A iniciativa será realizada de 14 a 23 de janeiro de 2011, no Seminário Propedêutico da diocese de Rio do Sul, em Taió. A escola buscará atingir os seguintes objetivos específicos: levar uma experiência de participação litúrgica como fonte de revigoramento da fé e do testemunho; proporcionar o aprofundamento da liturgia teológica, espiritual, ritual e pastoral; capacitar para a animação da celebração dominical, bem como para os momentos de oração nos encontros formativos, seminários e reuniões; e buscar uma forma celebrativa orante, jovem e inculturada.
De acordo com a Comissão de Liturgia do Regional Sul 4, durante as atividades da escola serão abordadas as seguintes temáticas: “o que é celebrar”; “liturgia da palavra”; “música na liturgia”; “ano litúrgico”; “espaço litúrgico”; “ofício divino da juventude”; “Medellín, Puebla e Santo Domingo – a liturgia na América Latina”; “método de preparação da celebração”; “visão geral do Ano Litúrgico”; “vivência celebrativa”; entre outras. No que diz respeito à metodologia, será usado um método participativo. A técnica principal será o laboratório litúrgico visando à integração do gesto ritual com o sentido teológico e a atitude espiritual. Haverá ainda momentos de conscientização e ensaios de cantos.
Especialistas no tema foram convidados para assessorar a programação do encontro. A escola é destinada a jovens inseridos na vida das comunidades eclesiais, através das pastorais, serviços, organismos e movimentos; a seminaristas, religiosos e religiosas jovens; e a assessores e acompanhantes da juventude.
Deixe seu comentário