Gaudium news > Termina amanhã, no México, a 90ª Assembleia Plenária dos bispos do país

Termina amanhã, no México, a 90ª Assembleia Plenária dos bispos do país

carta de assembleia plenaria mexico.jpeg
Assembleia ocorreu na sede da Conferência do Episcopado Mexicano, na Cidade do México

Cidade do México (Quinta-feira, 11-11-2010, Gaudium Press) Chega ao fim amanhã, 12, na sede da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), na Cidade do México, a 90ª Assembleia Plenária dos bispos do país. O evento, que começou na última segunda-feira, 08, reúne mais de 130 prelados e o núncio apostólico no México, Dom Christophe Pierre, com o objetivo de redescobrir e impulsionar processos e estratégias pastorais que orientem a Missão Continental, a fim de que os bispos mexicanos se sensibilizem como pastores em contínua conversão e dinamizem o projeto da Missão Permanente surgida em Aparecida.

Nesta terça-feira, 09, em um comunicado de imprensa da Secretaria Geral do CEM, os bispo do país falaram a respeito da Assembleia Plenária, reforçando o objetivo do evento. Na mensagem, os prelados abordaram também a situação da violência no México, assinalando que deve se “retomar com vigor” a Exortação Pastoral intitulada “Que em Cristo nossa Paz, México tenha vida digna”, desenvolvida pelo episcopado do país por ocasião do Bicentenário de Independência. Sobre a iniciativa, disseram: “É uma tarefa muito importante devido ao crescente fenômeno de violência que percebemos como realidade complexa (…)”.

Neste sentido, os bispo mexicanos ressaltaram também que a Igreja julga ter uma papel importante na busca pela paz no México. “A Igreja Católica é um instrumento muito valioso e eficaz para promover os valores morais necessários para a melhora, tanto das pessoas como das instituições de nosso país”. Para a ajuda da Igreja na solução dos problemas sociais ser mais intensa e efetiva, os prelados tocaram também no assunto da criação de um marco jurídico democrático para o clero no país. Os bispos mexicanos se referiram à defesa e à promoção da liberdade religiosa e também da dignidade humana.

Em relação à Missão Continental – tema central da Assembleia Plenária – os prelados afirmaram que ela é uma resposta ao desafio de passar “de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” e que é necessário uma mudança de atitude e de mentalidade a fim de promover a renovação das paróquias no país, para que elas se tornem assim uma escola de comunhão.

Por fim, no desfecho do comunicado, os bispos se comprometem – como fruto da 90ª Assembleia Plenária – a brindar os fiéis católicos e homens de boa vontade com a formação necessária “para que o encontro pessoal com Jesus Cristo, de sua Palavra e Obra, vivam e promovam ativamente, em todas as comunidades do território nacional, a fé, a verdade, a reconciliação e a paz”.

Texto original: Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas