Gaudium news > Secretário da Congregação para a Educação Católica preside ciclo de conferências “A ‘Veritatis Splendor’ e a Teologia Moral hoje” no Brasil

Secretário da Congregação para a Educação Católica preside ciclo de conferências “A ‘Veritatis Splendor’ e a Teologia Moral hoje” no Brasil

Dom Bugres.jpeg
Dom Jean-Luois Bruguès

Caieiras (Quinta-feira, 11-11-2010, Gaudium Press) De 1º a 4 de novembro, o seminário dos Arautos do Evangelho no município de Caieiras, em São Paulo, recebeu a ilustre visita de Dom Jean-Louis Bruguès, secretário da Congregação para a Educação Católica. O principal motivo da visita foi a realização de um ciclo de quatro conferências sobre o tema “A ‘Veritatis Splendor’ e a Teologia Moral hoje”.

A encíclica ‘Veritatis Splendor’ ( “O Esplendor da Verdade”) do Papa João Paulo II “sobre algumas questões fundamentais do Ensino Moral da Igreja”, expõe de forma atualizada aos cristãos atuais os fundamentos da moral cristã de sempre.

“Mestre, o que hei de fazer de bom para conseguir a vida eterna?” (Mt 19.16): a pergunta do jovem rico a Jesus Cristo é usada pelo Papa Wojtila como a questão base, que abre as considerações sobre o muito importante e rico campo da ciência teológica sobre o bem e o mal, o que se deve e o que não se deve. Temas como “A liberdade e a lei”, “Consciência e verdade”, “A eleição fundamental e os comportamentos concretos” e “O ato moral” são alguns dos mais importantes desenvolvidos na Carta.

As conferências foram dirigidas de forma especial aos seminaristas de teologia e candidatos a mestre em Teologia Moral da Socieddade Clerical ‘Virgo Flos Carmeli’.

Dom Bruguès e a Congregação para a Educação Católica

arautos assistindo palestra.jpeg
Seminaristas de teologia e candidatos a mestre em Teologia Moral da Socieddade Clerical ‘Virgo Flos Carmeli’ assistem à Conferência

Dom Jean-Louis Bruguès nasceu em 1943, em Bagnères de Bigorre, França.

Após realizar estudos de mestrado em Ciências Econômicas e Políticas, ingressou na Ordem Dominicana em 1968, realizando o doutorado em Teologia. Professou seus votos perpétuos em 1972 e foi ordenado sacerdote em 1975.

Antes de ser provincial em Tolouse, foi prior dos conventos de Toulouse e Bordeaux. Ensinou Teologia Moral na Universidade de Friburgo e foi membro da Comissão Teológica Interacional de 1986 a 2002.

Foi nomeado bispo de Angers em 2002, e presidiu a comissão doutrinária da Conferência Episcopal Francesa até 2007, quando foi eleito secretário da Congregação para a Educação Católica.

A Congregação para a Educação Católica, cujo presidente é o cardeal Zenón Grocholewski, exerce sua autoridade nos seminários (com exceção dos que estão sob a jurisdição das Congregações para a Evangelização dos Povos e para as Igrejas Orientais) e casas de formação de religiosos e institutos seculares; em todas as universidades, faculdades, institutos e escolas de estudos superiores eclesiásticas e civis que dependem de eclesiásticos; e em todas as escolas e instituições educacionais que dependem de autoridades eclesiásticas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas