Gaudium news > Padre haitiano desenvolve catequese especial para vítimas de terremoto

Padre haitiano desenvolve catequese especial para vítimas de terremoto

Miami (Quarta-feira, 10-11-2010, Gaudium Press) Em janeiro deste ano um terremoto atingiu o território do Haiti. Passados mais de nove meses, os efeitos devastadores desta tragédia ainda podem ser sentidos na população: são 1,3 milhão de pessoas vivendo em tendas, no meio de destroços , tendo que conviver com uma epidemia de cólera. Para minimizar este sofrimento é que o pároco de St Louis Roi de France, em Porto Príncipe, Padre Alphonse Quesnel, que perdeu amigos e conhecidos na tragédia, desenvolveu uma pregação especial denominada “catequese do terremoto”. Com informações da Catholic News Service (CNS).

A nova catequese foi apresentada recentemente pelo sacerdote haitiano ao arcebispo de Miami, Thomas G. Wenski, durante uma viagem do pároco à cidade norte-americana. Na ocasião, Padre Alphonse apresentou um CD com algumas reflexões gravadas, um livro de catequese com muitas reflexões e preces e um áudio-livro, chamado “Canções de amor para atravessar tempos de provação”, que contém hinos já conhecidos pelas pessoas, ligado ao tema da sobrevivência. Segundo o clérigo, o objetivo de todo este material é dar ao povo haitiano “algo espiritual para que eles consigam superar o que aconteceu”.

Para Padre Quesnel, a mensagem de sua catequese pode ser definida nesta frase. “Durante momentos difíceis da vida, não pense que Deus está ausente. Em seu silêncio, ele nos abraça com seu olhar”. Conforme o sacerdote, mesmo Jesus em sua crucificação chorou por Deus e ouviu apenas silêncio. Mas três dias depois ele ressuscitou. Para ilustrar estes pensamento, o pároco haitiano incluiu em sua catequese testemunho de inúmeras pessoas que durante o terremoto ficaram soterradas e foram resgatas três dias depois. “Nós damos significado para o sofrimento”, disse.

O sacerdote explica ainda que sua catequese não é apenas para os sobreviventes do terremoto, no sentido literal da palavra. Segundo o pároco, todo dia há um “terremoto” na vida das pessoas, e é preciso deixar a luz entrar. Padre Quesnel afirma também que desenvolveu a catequese para si mesmo. “Foi por mim, acima de tudo, como resposta pela graça de Deus por ter me salvado. É a minha contribuição para a reconstrução do país, mas em âmbito espiritual e humano”, concluiu.

Com informações da Catholic News Service.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas