Arquidiocese de Natal faz festa pela sua padroeira a partir de amanhã
Natal (Quarta-feira, 10-11-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Natal começa amanhã uma “maratona” de atividades em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação, cujo dia é celebrado em 21 de novembro. A expectativa é que, como nos anos anteriores, uma enorme quantidade de fiéis renda homenagens à Virgem.
Dom Matias Patrício presidirá todo o novenário em homenagem a Nossa Senhora |
Neste ano, segundo a arquidiocese da capital potiguar, a festa terá como tema “Maria, Senhora da Apresentação, escola de discipulado e missão na Igreja de Natal”. As atividades começarão com missa uma amanhã à tarde na Catedral, seguida de um cortejo, o Cortejo do Rosário. No começo da noite, uma procissão de bandeiras precede a apresentação da Orquestra Sinfônica do RN.
Do dia e 12 a 20, de acordo com a arquidiocese, a programação diária é fixa: o dia começa com uma caminhada da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, culminando com celebração eucarística. Às 11h, uma missa na Catedral; às 16h, Ofício de Nossa Senhora e missa, também na Catedral; às 17h, nova celebração eucarística, na antiga Catedral; às 18h, reza do terço, e às 19h, novena.
Todo o novenário será presidido pelo arcebispo, Dom Matias Patrício de Macedo.
Já no dia da festa de Nossa Senhora da Apresentação, 21 de novembro, uma programação intensa deve reunir milhares de pessoas. A jornada em honra à padroeira de Natal tem início com uma vigília. Ainda de madrugada, às 4h30, uma grande procissão fluvial irá conduzir a imagem da Virgem pelas águas do Rio Potengui, como é tradição na região.
Às 5h, o arcebispo Dom Matias preside uma missa na Pedra de Rosário. Às 7h30, na antiga Catedral, o vigário Dom Agnelo Dantas Barreto conduz uma cerimônia solene. E, a partir das 14h, oum dos ápices da festa, o 7º Natal Caminha com Maria, do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, até à Catedral, encerrando com missa.
Deixe seu comentário