Gaudium news > Exposição e simpósio marcam reinauguração da Biblioteca Apostólica Vaticana

Exposição e simpósio marcam reinauguração da Biblioteca Apostólica Vaticana

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) Para comemorar sua reabertura – que aconteceu há mais de um mês – a Biblioteca Apostólica Vaticana realizará de 11 de novembro a 31 de janeiro, uma exposição intitulada “Conhecer a Biblioteca Vaticana: uma história aberta ao futuro”. O evento, que acontecerá na ala Carlos Magno, tem como objetivo tornar mais acessível as informações a respeito dos mistérios da “Biblioteca dos Papas”. Com informações da Rádio Vaticana.

bibvatican.JPG
Mostra terá como objetivo tornar mais acessível as informações sobre os mistérios da Biblioteca

Além da mostra, a reabertura da Biblioteca Apostólica Vaticana será celebrada com um simpósio a ser realizado entre os dias 11 e 13 deste mês. O participantes do evento farão um balanço sobre as pesquisas efetuadas – com o auxilio do patrimônio de impressos e manuscritos da Biblioteca – nos últimos 60 anos. As palestras versarão também a respeito dos serviços oferecidos pela biblioteca vaticana até os dias de hoje.

A responsável pelo setor de Impresso e Desenho da Biblioteca Vaticana, Dra. Barbara Jatta, que está a frente da exposição, explicou os motivos do evento comemorativo. “O pressuposto é que a Biblioteca Vaticana não é uma biblioteca aberta a todos, mas a um núcleo selecionado de especialista internacionais nas diferentes disciplinas. Com essa exposição se quer torná-la acessível ao grande público. Não só ao grande público, mas também ao estudioso que muitas vezes não conhece o setor da biblioteca ao lado do qual está estudando”.

Bárbara explica que a intenção é fazer uma mostra tradicional, mas também moderna, comprometida com o futuro, como prevê seu subtítulo. Por isso, segundo a organizadora, ao lado das sete seções tradicionais – a história da biblioteca; os manuscristos; os impressos; as impressões e os desenhos; as moedas e as medalhas; outros serviços; e os laboratórios – a biblioteca terá um percurso multimídia, auxiliado por vídeos e computadores, que farão o público conhecer equipamentos tecnológicos já existentes na biblioteca há uma década.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas