Gaudium news > Arcebispo primaz da Argentina abre 100ª Assembleia Plenária do Episcopado do país

Arcebispo primaz da Argentina abre 100ª Assembleia Plenária do Episcopado do país

ncbergoglio.jpg
Segundo Dom Bergoglio, sacerdote deve ter proceder próprio: a mansisão pastoral

Pilar (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, cardeal Dom Jorge Mario Bergoglio, presidiu nesta segunda-feira, 09, a missa de abertura da 100ª Assembleia Plenária do episcopado argentino, evento que acontece na casa de exercícios espirituais “O Cenáculo”, na cidade de Pilar, província de Buenos Aires, até o próximo sábado, 13. Com informações da Aica e da Conferência Episcopal Argentina.

Em sua homilia, o cardeal falou sobre “os pequenos do Reino de Deus”, pequenos que formam o povo que acredita no Senhor, povo que tem fé, pobre e humilde, “certamente pecador, mas de coração arrependido”. Povo que, conforme o prelado, deve se tornar criança, despindo-se de toda a pretensão e suficiência, pondo sua esperança no Senhor. “Existe pois uma fortaleza peculiar nesta pequenez que nos pede o Senhor: a fortaleza da confiança no poder de Deus sobre toda outra possibilidade”, declarou.

Continuando em seu discurso, cardeal Bergoglio explicou que no batismo, por pura graça, todos nós fomos introduzidos neste povo de Deus e convidados pela fé e inspiração do Espírito Santo a viver como crianças. Contudo, segundo o arcebispo, alguns foram separados para servir a esse povo, “nós fomos eleitos para ajudar a nossos irmãos a que – junto a nós – seja um povo pobre e humilde que se refugie no nome do Senhor ” ( cfr. Sofon. 3: 12).

Mas este povo eleito, complementou Dom Bergoglio, – que são os sacerdotes – deve ter cuidado em não se desgarrar daqueles que tem a missão de guiar, convertendo-se em chefes e patrões estranhos desse povo fiel. Por isso, pede-se um modo de proceder próprio do sacerdote, que se refere na virtude da mansidão pastoral. “Essa mansidão que não é uma mera atitude psicológica mas um fruto do Espírito Santo (cfr. Gal. 5: 23) e há de ser um traço próprio dos pastores”.

Por ocasião da 100ª Assembleia do Episcopado argentino, Dom Bergoglio falou a todos os bispos presentes que rogassem ao Senhor, pedindo que crescessem e se consolidassem no serviço ao povo de Deus, com um coração manso. “Pedir a mansidão, que não agride nem menospreza a nenhum dos pequenos do Reino de Deus; a mansidão, que como filha da caridade é paciente, é serviçal… não é invejosa, nem faz alarde, não se envaidece, não é baixa, nem busca seu próprio interesse, não se irrita, não tem em conta o mal recebido, mas se regozija com a verdade; tudo desculpa, crê, espera e suporta” (cfr. 1 Cor. 13:4-7).

100º Assembleia Episcopal argentina

Após a celebração da missa presidida por cardeal Bergoglio, no período da tarde, deu-se início as atividades do Assembleia Episcopal. Um intercâmbio pastoral sobre a realidade do país abriu a sessões.

A Assembleia, que tem como tema central “A missão e vida dos sacerdotes”, avaliará a marcha da Missão Continental nas dioceses argentinas e também elaborará o calendários dos bispos para 2011. A discussão dos futuros Congresso Eucarístico Nacional e o Congresso da Doutrina Social da Igreja também estão na pauta.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas