Bento XVI irá se encontrar com todos os cardeais para uma "jornada de reflexão e de oração"
Serão dois encontros a serem realizados no dia 19 de novembro, na Sala nova do Sínodo dos Bispos, no Vaticano |
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) Bento XVI irá receber todos os seus cardeais em um encontro de reflexão. A “jornada de reflexão e de oração” do Santo Padre junto a todos os cardeais já membros do Colégio Cardinalício e também com os 24 recém-nomeados, irá preceder o consistório anunciado para o próximo dia 20 de novembro.
Será uma jornada dividida em dois encontros e dedicada aos temas da liberdade religiosa, da liturgia, dos dez anos da declaração “Dominus Iesus”, sobre como a Igreja respondeu aos casos de abusos sexuais, e por fim, também sobre a constituição “Anglicanorum coetibus”.
Todos os cardeais foram informados sobre o encontro por meio de uma carta do decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano. O evento acontecerá pela manhã e à tarde, no dia 19 de novembro, na Sala nova do Sínodo dos Bispos no Vaticano. Será um encontro que tratará os temas mais candentes e mais importantes para a Igreja Católica de hoje.
Um encontro com os mais altos membros da Igreja com o pontífice, entre os quais boa parte dos recém-nomeados é de prefeitos, presidentes e membros de dicastérios da Cúria romana. A reflexão proposta pelos colaboradores mais próximos de Bento XVI será acompanhada pela oração.
O Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, fará uma intervenção com um relatório introdutivo, que falará sobre a situação da liberdade religiosa no mundo e os novos desafios. Depois, o cardeal prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Antonio Cañizares Llovera apresentará o tema da Liturgia na vida da Igreja hoje.
Os cardeais se encontrarão com o Santo Padre de novo à tarde, às 17:00, para a celebração das Vésperas. Depois serão feitas três comunicações. A primeira será feita pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o arcebispo Angelo Amato, que no dia 20 estará entre os novos 24 cardeais criados. Duas outras comunicações serão feitas pelo Cardeal William Joseph Levada, sucessor do Papa Ratzinger como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que falará sobre a “Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais” e sobre a Constituição Apostólica “Anglicanorum coetibus”.
Deixe seu comentário