Cinco bispos anglicanos declaram intenção de aderir à Igreja Católica no início de 2011
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-11-2010, Gaudium Press) Um ano após o anúncio da criação dos Ordinariatos específicos, que compo?m a base da constituição apostólica “Anglicanorum Coetibus” para que religiosos ex-anglicanos que desejem pertencer à Igreja Católica, cinco bispos anglicanos declararam na Inglaterra vontade de estar sob a jurisdição de Roma.
O porta-voz vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, recorda que tal decisão requer “obrigação de demitirem-se das atuais tarefas pastorais na Igreja da Inglaterra”. A criação do primeiro Ordinariato deve acontecer já no próximo ano.
Segundo Padre Lombardi, a criação de um primeiro Ordinariato deverá acontecer já em 2011. |
Os bispos angicanos Andrew Burnham, de Ebbsfleet; Keith Newton, de Richborough; John Broadhurst, de Fulham; Edwin Barnes, bispo assistente de Winchester; e David Silk, bispo assitente de Exeter, são os cinco prelados anglicanos que manifestaram desejo de ingressar na Igreja Católica. “Nós devemos encerrar, portanto, o ministério episcopal público de imediato, renunciando a nossas responsabilidades pastorais na Igreja da Inglaterra com efeito a partir de 31 de dezembro de 2010, e visando a ingressar um Ordinariato uma vez que seja criado um”.
As razões para a decisão dos bispos são os desenvolvimentos “incompatíveis com a vocação histórica do Anglicanismo e a tradição da Igreja por quase dois mil anos”, que são a ordenação de mulheres e outras iniciativas tidas como “liberais”. Trata-se de uma decisão de uma parte do clero anglicano de tradição católica, não protestante, na Inglaterra. Os Ordinariatos, declaram os cinco bispos, são um “generosa resposta” e também “um novo instrumento ecumênico na busca pela unidade dos cristãos”.
Padre Federico Lombardi declarou ontem na Sala de Imprensa que a criação de um primeiro Ordinariato será “o ato de consciência e de correção” e tudo será efetuado “segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”.
A própria constituição estará entre os temas do encontro particular dos novos e antigos cardeais com o Papa, no próximo dia 19, um dia antes do consistório. A constituição apostólica “Anglicanorum Coetibus” foi anunciada em 4 de novembro de 2009.
Deixe seu comentário