“Até a Jornada Mundial da Juventude!”, despediu-se Bento XVI da Espanha
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-11-2010, Gaudium Press) “Com a ajuda do Senhor, nos veremos em Madri no próximo ano para celebrar a Jornada Mundial da Juventude. ‘Arrivederci!'”. Com essas palavras, o Papa Bento XVI saudou os presentes e, especialmente, os jovens, e despediu-se da Espanha, concluindo assim sua segunda viagem apostólica ao país.
A cerimônia de despedida foi precedida por uma breve conversa do pontífice com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero. Segundo o porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, a reunião durou cerca de cinco minutos e foi “cordial”.
No aeroporto internacional de Barcelona, momentos antes de seu retorno a Roma, Bento XVI manifestou gratidão pela sua visita a Santiago de Compostela e a Barcelona e foi cumprimentado pelo rei Juan Carlos e pela rainha Sofia.
“Quis unir-me, em Compostela, como um peregrino entre os outros”, disse o Papa em seu discurso final, voltando a ressaltar que a peregrinação une o fiel na língua comum do Evangelho de Cristo. Sobre a dedicação da Sagrada Família, afirmou que foi uma oportunidade também para transmitir às jovens gerações os valore fundamentais tão necessários para edificar um futuro de convivência harmoniosa e solidária. Um local onde afirma ter sentido uma “imensa alegria”, símbolo “da fecundidade daquela mesma fé, que marcou também profundamente este povo”, destacou.
O Airbus A321 da linha nacional espanhola Iberia com o Santo Padre partiu do aeroporto internacional de Barcelona às 19h20 locais. Esta foi a quinta viagem internacional de Bento XVI neste ano e a 18ª de seu pontificado, iniciado em abril de 2005.
Deixe seu comentário