Gaudium news > Santo Padre irá a Santiago de Compostela e a Barcelona como peregrino e teólogo litúrgico

Santo Padre irá a Santiago de Compostela e a Barcelona como peregrino e teólogo litúrgico

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-11-2010, Gaudium Press) Amanhã o Santo Padre irá por dois dias à Espanha – Santiago de Compostela e Barcelona – para sua última viagem internacional em 2010. Será uma viagem de caráter pastoral, mas também pessoal, que fala tanto sobre a teologia do Papa Ratzinger, quanto sobre a ideia do peregrino e da paixão pela liturgia. Isto é indicado no próprio lema da viagem papal: “Peregrino da Fé. Testemunha de Cristo Ressuscitado”.

Em Santiago de Compostela, o Papa será um peregrino seguindo os passos de São Tiago. A cidade é a meta do antigo caminho europeu. Bento XVI é o primeiro pontífice que faz a peregrinação a Santiago de Compostela por ocasião do Ano Santo Compostelano, celebrado sempre que o dia 25 de julho, dia de São Tiago, cai em um domingo.

brasão de bento xvi.jpg
Concha do peregrino pode ser observada (ao centro, embaixo) no brasão do papa Bento XVI

Um pequeno detalhe da visita de Bento XVI deve ser notado: a presença da concha do peregrino no seu brasão, no centro do brasão pontifical, ali presente desde quando era bispo até hoje. A concha de ouro tem uma tríplice simbologia: um significado teológico que se refere à lenda atribuída a Santo Agostinho; um significado espiritual, por ser um “convite” a conhecer Deus na humildade das inadequadas capacidades humanas, alcançando a inesgotabilidade do ensinamento teológico; e um terceiro mais pragmático, por ser o símbolo do próprio peregrino.

Como pontífice, Joseph Ratzinger decidiu manter a tradição das viagens pontifícias. Ele se sente também muito ligado ao antigo mosteiro de Schotten em Regensburg (Ratisbona) na Alemanha, que no brasão possui o símbolo da concha. Uma grande concha estava presente também na casula no início de seu pontificado, em 24 de abril de 2005. Depois da breve visita do pontífice a Santiago de Compostela, que compreende a visita da Catedral e a cerimônia eucarística na Praça do Obradoiro, se espera falar sobre temas das raízes cristãs na Europa e sobre o sentido da peregrinação na vida cristã.

Bento XVI, na mensagem de abertura do Ano Santo Compostelano, observou que é “um tempo especial de graça e perdão”, de renovação espiritual, e uma ocasião para encontrar Cristo. É o 119° ano santo compostelano de uma história iniciada em 1120 com Papa Calisto II, que concedeu a Santiago de Compostela o privilégio de poder convocar um “Ano Santo” quando a festa de São Tiago cai num domingo.

O segundo momento importante da visita de Bento XVI na Espanha será a consagração do templo, aind aiacabado, da Sagrada Família em Barcelona, projeto do arquiteto catalão Antonio Gaudí. O processo de beatificação do arquiteto está em andamento e já teva a sua fase diocesana concluída.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas