Gaudium news > "Direitos humanos estão enraizados na ordem moral natural”, declara observador da Santa Sé na ONU

"Direitos humanos estão enraizados na ordem moral natural”, declara observador da Santa Sé na ONU

29chullikatt.jpg
Segundo Dom Chullikatt, escolhas educacionais dos filhos são direitos dos pais

Nova York (Sexta-feira, 05-11-2010, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 04, em intervenção na Assembleia das Nações Unidas em Nova York, o observador permanente da Santa Sé junto à ONU, Dom Francis Chullikatt, afirmou que os direitos humanos são fundados na dignidade da pessoa, sendo esses direitos inalienáveis e enraizados na ordem moral natural, esta percebida pela razão, que é universal. Com informações da Rádio Vaticana.

Dom Francis abordou diversos temas, entre os quais liberdade religiosa, educação e matrimônio. Referindo-se ao ataque à Igreja sírio-católica em Bagdá, no último dia 31 de outubro, o prelado chamou atenção para as dificuldades que os cristãos passam em diversas partes do globo. Dom Francis lembrou a importância que a Declaração Universal dos Direitos Humanos dá para a liberdade de consciência em relação à liberdade religiosa e destacou que os governos têm a solene responsabilidade de salvaguardar esse direito inalienável, protegendo os fiéis de perseguições.

A respeito do tema da educação, e abordando indiretamente a educação religiosa, o observador da Santa Sé na ONU afirmou que os instrumentos internacionais reiteram constantemente o direito e a responsabilidade dos pais para com a educação dos filhos, destacando que tais instrumentos também “estabelecem corretamente que as escolhas educacionais dos filhos são direitos dos pais”. Dom Francis falou ainda sobre o matrimônio, destacando que ele antecede qualquer reconhecimento das autoridades públicas, às quais cabe reconhecê-lo e tutelá-lo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas