"Direitos humanos estão enraizados na ordem moral natural”, declara observador da Santa Sé na ONU
Segundo Dom Chullikatt, escolhas educacionais dos filhos são direitos dos pais |
Nova York (Sexta-feira, 05-11-2010, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 04, em intervenção na Assembleia das Nações Unidas em Nova York, o observador permanente da Santa Sé junto à ONU, Dom Francis Chullikatt, afirmou que os direitos humanos são fundados na dignidade da pessoa, sendo esses direitos inalienáveis e enraizados na ordem moral natural, esta percebida pela razão, que é universal. Com informações da Rádio Vaticana.
Dom Francis abordou diversos temas, entre os quais liberdade religiosa, educação e matrimônio. Referindo-se ao ataque à Igreja sírio-católica em Bagdá, no último dia 31 de outubro, o prelado chamou atenção para as dificuldades que os cristãos passam em diversas partes do globo. Dom Francis lembrou a importância que a Declaração Universal dos Direitos Humanos dá para a liberdade de consciência em relação à liberdade religiosa e destacou que os governos têm a solene responsabilidade de salvaguardar esse direito inalienável, protegendo os fiéis de perseguições.
A respeito do tema da educação, e abordando indiretamente a educação religiosa, o observador da Santa Sé na ONU afirmou que os instrumentos internacionais reiteram constantemente o direito e a responsabilidade dos pais para com a educação dos filhos, destacando que tais instrumentos também “estabelecem corretamente que as escolhas educacionais dos filhos são direitos dos pais”. Dom Francis falou ainda sobre o matrimônio, destacando que ele antecede qualquer reconhecimento das autoridades públicas, às quais cabe reconhecê-lo e tutelá-lo
Deixe seu comentário