Gaudium news > No dia de Finados, cardeal arcebispo de Veneza preside missa por mortos italianos nas guerras

No dia de Finados, cardeal arcebispo de Veneza preside missa por mortos italianos nas guerras

Veneza (Quinta-feira, 04-11-2010, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Veneza, Angelo Scola, presidiu nesta segunda e terça-feiras importantes celebrações, ligadas à solenidade de Finados, em igrejas e cemitérios da “rainha do Adriático”. Em especial, a festa da Unidade Nacional e das Forças Armadas, em homenagem aos mortos italianos nos conflitos bélicos, destacadamente a Segunda Guerra Mundial.

Cardeal Angelo.jpg
Patriarca de Veneza também presidiu cerimônia na basílica Catedral de San Marco

No dia 2, quando a Igreja universal dedica-se a lembrar de seus fiéis defuntos, o patriarca de Veneza conduziu a celebração de sufrágio dos mortos no cemitério de Mestre. A missa no cemitério foi a primeira cerimônia pelo Dia de Finados celebrada na recém-inaugurada igreja de Santa Maria da Consolação.

Mas foi na terça-feira de manhã que o cardeal presidiu a cerimônia mais destacada. No cemitério de San Michele, o purpurado celebrou uma missa em sufrágio aos italianos que perderam suas vidas lutando, em especial na Segunda Guerra Mundial, e a todas as vítimas civis deste e de outros conflitos.

Em sua homilia, o patriarca citou palavras do Evangelho de São João: “‘Esta é a vontade daquele que me mandou: que eu não perca nada do que ele me deu, mas que eu consiga no último dia’ (João. 6,39). As palavras de Jesus respondem ao desejo comovente que anima todos nós, como todos os homens, nesta jornada”, disse o purpurado.

Ao final do rito, foram depositadas coroas de flores, em nome da Comuna de Veneza, na lápide dos Dispersos na Rússia; em nome do Presidio Exército Italiano, Comuna e Prefeitura de Veneza, junto ao monumento aos caídos do do Requadro Militar; em nome da Comuna de Veneza, junto ao Ossário dos Caídos na Guerra, ao Mausoléu às Vítimas Civis da Guerra, à Capela dos Beneméritos, ao Ossário Comum e à Repartição Mártires da Liberdade.

No começo da noite, o cardeal Scola presidiu uma nova cerimônia. Desta vez, na imponente basílica Catedral de San Marco, e em sufrágio de todos os patriarcas, canônicos, sacerdotes e diáconos diocesanos defuntos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas