Gaudium news > Diocese de Paranaguá promove Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná

Diocese de Paranaguá promove Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná

Paranaguá (Quinta-Feira, 04-11-2010, Gaudium Press) A diocese de Paranaguá, no Paraná, promoverá de 06 a 16 de novembro a 197ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado. A partir do tema “Mãe do Rocio, Sacrário do Senhor”, os Missionários Redentoristas irão conduzir as celebrações religiosas e sociais, que terão a participação de milhares de devotos vindos de diversas cidades da região.

imagem de nossa senhora do rocio.jpg
Devoção a Nossa Senhora do Rocio começou no início do século XVII

Em preparação a festa será realizada a novena da Mãe das Dores, que começará no primeiro dia do evento, 06, e será encerrada no dia 14 de novembro. Todos os dias esta celebração se iniciará às 18h, e as reflexões abordarão temas relacionados à Mãe do Rocio. Ainda no dia 06 acontecerá um dos eventos mais esperados da festa, que é a Procissão Motorizada da Mãe do Rocio, com saída da Paróquia São João Batista. A caminhada está em sua quarta edição e este ano será pela paz no trânsito.

No dia 07, haverá a 7ª Romaria Marítima da Mãe do Rocio, pela Baía de Paranaguá, que terá como intenção a preservação do meio ambiente, em especial da Mata Atlântica. De acordo com a assessoria de comunicação do Santuário da Mãe do Rocio, este é um momento de muita fé que remete ao encontro da imagem da Virgem, em 1648. Logo após a Romaria Marítima, será realizada a missa dos pescadores e marinheiros.

Outra celebração que merece destaque é do dia 14: a Missa “Mãe do Rocio, Mãe de Cristo Eucarístico Redentor Nosso”, em ação de graças pelos 80 anos da presença dos Missionários Redentoristas no Paraná. A Procissão Solene da Festa de Nossa Senhora do Rocio, que acontecerá no dia 15, também deve ser salientada, já que deve ter a participação de mais de 100 mil fiéis.

O último dia da 197ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rocio, 16, será marcado pela procissão de retorno da Virgem, seguida de missa solene de entronização da imagem da padroeira.

Segundo o padre Sérgio Campos, Reitor do Santuário da Mãe do Rocio, esta festa teve início oficial em 1813, com o decreto canônico da Igreja e, portanto, sendo uma comemoração religiosa, a Igreja preza que ela continue nos “parâmetros canônicos, fortalecendo a fraternidade e a solidariedade”.

História da Virgem do Rocio

A devoção a Nossa Senhora do Rocio iniciou-se no século XVII, pouco tempo depois da elevação de Paranaguá a Vila, em 1648. Houve em Paranaguá uma terrível peste em 1686, e o povo recorreu a Mãe do Rocio e foi atendido.

Desde então a Virgem do Rocio vem intercedendo pelos seus filhos. Antes dessa data sabe-se que um pescador achou a imagem de Nossa Senhora do Rocio, encontrada em uma noite de verão. Ao tirar a imagem da baía de Paranaguá, a mesma foi envolvida por milagrosas gotas de um sereno fino. Emocionado e cheio de fé o pescador a chamou de Nossa Senhora do Rocio, que quer dizer orvalho.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas