Gaudium news > Na Coreia do Sul, relíquias de Dom Bosco iniciam roteiro asíático-oceânico

Na Coreia do Sul, relíquias de Dom Bosco iniciam roteiro asíático-oceânico

Seul (Quarta-feira, 03-11-2010, Gaudium Press) A urna com as relíquias de Dom Bosco está na Coreia do Sul para fazer sua peregrinação pela região salesiana Ásia Leste-Oceania, onde ficará até abril de 2011. As relíquias, que estavam no Canadá, chegaram no dia 25 de outubro, no aeroporto internacional sul coreano da cidade de Incheon. Com informações da Agência Salesiana de Informações (ANS).

urna em seul.jpg
Peregrinação das relíquias do santo teve início, em Seul, com animação musical dos jovens do Centro Juvenil de Dom Bosco

Após alguns trâmites burocráticos, foram trasladadas para a capital do país, Seul, onde estão desde o dia 29 de outubro. Lá, durante três dias, as relíquias participaram de retiro espiritual comandado pelo inspetor salesiano Padre Stephanus Num.

A peregrinação com as relíquias do santo salesiano na capital sul coreana teve início na segunda-feira, 01, com animação musical dos jovens do Centro Juvenil de Dom Bosco. Após a apresentação, houve breve exortação do diretor da Casa Inspetorial de Seul – onde está abrigada a urna – Padre Marcelo Baek. Terminado o discurso do diretor, as cerca de 300 pessoas presentes , entre elas membros dos Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs da Caridade de Jesus e fiéis, foram até a capela da Casa Inspetorial.

No mesmo dia, o reitor-mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez, enviou uma mensagem ao inspetor Num, congratulando-o pela chegada da urna ao país oriental. “Estou muito feliz por saber que a urna de Dom Bosco chegou serenamente a Seul”, declarou o reitor, encorajando também a comunidade salesiana coreana a aproveitar a presença de seu Fundador.

Sobre a “visita” de Dom Bosco ao país, Padre Num disse: “Penso que seja muito significativo que ele esteja aqui, em Seul, perto de Pequim, na China, a cidade do seu sonho. Embora, na sua longa peregrinação – que comemora os 200 anos do seus nascimento – ele não possa ir até lá, rezemos perante à sua urna porque de fato o seu sonho se cumpre realmente”, afirmou.

O desejo do santo salesiano de ir até Pequim surgiu em um sonho, certa vez. Na ânsia de estender a missão salesiana por diversos lugares do mundo, São João Bosco chegou a sonhar também com cidades como Hong Kong na China; Valparaíso e Santiago, no Chile; Calcutá, na Índia; e a ilha de Madasgacar, no continente africano.

A primeira região fora da Europa – continente em que nasceu o movimento salesiano – a receber os missionários de Dom Bosco foi a Patagônia, na Argentina, em 1875.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas