Gaudium news > “Para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final”, declarou o secretário-geral da CNBB

“Para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final”, declarou o secretário-geral da CNBB

Brasília (Segunda-feira, 01-11-2010, Gaudium Press) Em razão do Dia dos Finados, que será celebrado amanhã em todo o mundo pelos fiéis da Igreja Católica, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, proferiu algumas palavras a respeito da data, recordada por sacerdotes com a celebração de missas em cemitérios e paróquias.

Dom Dimas 1.jpg
Conforme o prelado, a plavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou

Segundo Dom Dimas, o Dia de Finados é uma data na qual os católicos se lembram daqueles que estão na presença de Deus. Isto porque, “para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final. A palavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou”, declarou o prelado, para quem a celebração de amanhã “é um ato de gratidão ,caridade e uma consequência da fé”.

O secretário-geral da CNBB também falou a respeito da indulgência plenária que é concedida àqueles que visitam e rezam pelos mortos. Conforme o prelado, esta indulgência pode ser passada aos falecidos. “Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados”, declarou.

Sobre a questão da indulgência, o prelado explicou que a Igreja Católica não se esgota na realidade daqueles que caminham neste mundo, mas se estende àqueles que estão na casa de Deus. Segundo Dom Dimas, a Igreja é o corpo de Cristo, não sendo composta somente da “Igreja militante, que são os que caminham, mas também da Igreja Triunfante, que insere os que estão no céu, e da Igreja padecente, que se constitui dos que ainda aguardam a manifestação gloriosa do Senhor”.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas