Papa nomeia administrador Apostólico para o Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbíos, no Equador
Quito (Segunda-feira, 01-11-2010, Gaudium Press) Sábado passado, 30 de outubro, o Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia, por limite de idade, apresentada por S. E Dom Gonzalo López Marañon, OCD, Vigário Apostólico de Sucumbíos, no Equador; e nomeou como administrador Apostólico do Vicariato – sede vacante de Sucumbíos – o Padre Rafael Ramón Ibarguren Schindler, EP, atual capelão e assistente espiritual do colégio Arautos do Evangelho Internacional de Assunção, no Paraguai.
Padre Ibarguren pertence à Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, constituída por sacerdotes Arautos do Evangelho.
Dados biográficos
Padre Rafael Ramón Ibarguren Schindler, EP |
Padre Rafael Ramón Ibarguren Schindler, EP, nasceu no dia 26 de junho de 1952, em Buenos Aires, Argentina, sendo ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 2004 em Avezzano, Itália, e sacerdote em 15 de junho de 2005, na Basílica do Carmo, em São Paulo. O sacerdote pertence à sociedade clerical da Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli.
O novo administrador apostólico fez seus estudos de filosofia e teologia em São Paulo e obteve a licenciatura canônica em Teologia Canônica com ênfase em Doutrina Social da Igreja na Universidade Pontifícia Bolivariana de Medelín, na Colômbia. Ele é candidato a doutor em teologia pela mesma universidade.
Ao longo de seu ministério sacerdotal, Padre Rafael Ramún Ibarguen Schindler desempenhou os seguintes cargos pastorais:
Desde 2005: Presidente da Irmandade Centro-americana dos Arautos do Evangelho, com sede em San José da Costa Rica.
2001 – 2007: Responsável local dos Arautos do Evangelho e coordenador da pastoral com a arquidiocese de Manágua, Nicarágua; capelão do colégio Pureza de Maria de Manágua; membro do Conselho Consultivo do Hospital da Mulher Bertha Calderón de Manágua; e responsável pela animação de retiros e conversas para jovens em Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.
2002 – 2008: Colaborador regular da página de opinião do Jornal La Prensa, da Nicarágua.
2007 – 2009: Assistente espiritual da Associação Salvadme Reina de Fátima, Espanha.
Desde 2009: Conselheiro da Federação Mundial das Obras Eucarísticas da Igreja – Associação Fiéis de Direito Pontifício e administrador paroquial da Paróquia de Archicollar – Camarenilla, em Toledo, Espanha.
Desde 2010: Capelão e assistente espiritual do Colégio Arautos do Evangelho Internacional de Assunção, Paraguai.
A Igreja em Sucumbíos
No dia 2 de julho de 1984, a Santa Sé erigiu o Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbiós, encarregado aos carmelitas descalços, com Dom Gonzalo López Marañon já como vigário. O Vicariato Apostólico compreende a quase totalidade da província equatoriana de Sucumbíos, situada em uma faixa do Nordeste da Amazônia equatoriana, na fronteira com a Colômbia, e que abarca 18.612 Km².
Atualmente, calcula-se em 147.445 o número de habitantes da província de Sucumbíos, que são, em sua maioria, colonos, trabalhadores de empresas petrolíferas, comerciantes, indígenas, afro-americanos e emigrantes colombianos.
Em uma variada e dinâmica atividade missionária, marcam presença na diocese – além da comunidade carmelita descalça masculina e as Carmelitas do Sagrado Coração – as Irmãs Ursulinas, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, as Irmãs Lauritas, os Irmãos Maristas, as Irmãs da Caridade de Santa Ana, as Irmãs Marianitas, as Irmãs Domingas da Apresentação e as Irmãs da Providência. Sacerdotes diocesanos e leigos consagrados também estão presentes.
Hoje, as Unidades da Pastoral da diocese – dada a característica conformação étnica de seus habitantes e outras particularidades – dividem-se em Pastoral Indígena, Pastoral Campesina, Pastoral Urbana e Pastoral Negra, contando cada uma delas com suas específicas linhas pastorais.
Deixe seu comentário