Guarda Suíça Pontifícia tem primeiro oficial de um “cantão” de língua italiana
Maioria dos oficiais da Guarda Suiça são provenientes de “cantões” de língua alemã ou francesa |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-10-2010, Gaudium Press) O sargento Lorenzo Merga, da Guarda Suíça Pontifícia (GSP) foi promovido pelo Santo Padre no último dia 26 de outubro ao cargo de capitão. Ele assume o posto de Christoph Graf, recentemente nomeado vice-comandante do corpo. A novidade é que o novo capitão é o primeiro oficial na história de 505 anos do Corpo a vir de um cantão (região) da Suíça italiana.
O recém-promovido capitão é originário de Monte Carasso, no “cantão” ticinese, e entrou no Corpo da GSP no dia 2 de novembro de 1995. Será responsável pela terceira esquadra da guarda suíça e terá outros encargos no Estado maior. Antes de sua nomeação a capitão, foi por muitos anos instrutor e, no último ano, era responsável pelo pessoal do Corpo.
O capitão Merga é o primeiro oficial ticinese, o único de língua italiana. Outros oficiais dos quadros italianos falam alemão e romancio (quarta língua oficial suíça). Até hoje, na GSP, foram feitos oficiais jovens provenientes somente dos “cantões” de língua alemã e francesa.
Deixe seu comentário