Diocese de Ponta Grossa participa pela primeira vez da Semana da Solidariedade
Ponta Grossa (Quinta-Feira, 28-10-2010, Gaudium Press) Organizada anualmente pela Cáritas Brasileira, entre os dias 05 e 12 de novembro, a Semana da Solidariedade pretende dar maior visibilidade aos trabalhos sociais de base, através da divulgação dos serviços, programas e projetos desenvolvidos nas paróquias e ações sociais. Com o tema: “Alterações climáticas e vida no planeta”, a semana ocorre por meio de diferentes iniciativas, que se materializam nas diversas comunidades das dioceses e arquidioceses de todo o Brasil. Realizando pela primeira vez a semana em sua região, a diocese de Ponta Grossa, no Paraná, está programando inúmeras atividades para a data.
De acordo com o diácono Alfredo Assad Neto, da Cáritas diocesana de Ponta Grossa, é a partir da reflexão e debate sobre as questões sociais e o papel social da Igreja que a semana da solidariedade deseja contribuir com o fortalecimento diocesano das ações sociais, onde as práticas sociais estejam relacionadas com a dimensão social da fé. Assad afirma que esta iniciativa está sendo realizada como gesto concreto do 2º Encontro de Formação para as Pastorais Sociais, ocorrido no mês de setembro. “Contamos com o apoio de toda a população para a disseminação do gesto de solidariedade”, completa.
Em relação à programação da Semana de Solidariedade na diocese paranaense, o diácono destaca que as atividades serão realizadas nas paróquias e comunidades da região, que ficarão livres para escolher e realizar as sugestões que acharem melhor. A Pastoral Social da diocese apresenta as seguintes opções de atividades: exposição com fotos dos trabalhos sociais desenvolvidos nas comunidades; campanha do supérfluo; missa de abertura da Semana da Solidariedade em todas as comunidades; gincana da solidariedade; campanha de arrecadação de alimentos e de brinquedos para as crianças pobres; palestras com profissionais da saúde; peças de teatro e filmes sobre solidariedade; entre outras.
Os organizadores estimam a participação de um grande número de paróquias e comunidades dos 17 municípios da diocese de Ponta Grossa. Destaca-se ainda a participação e o apoio integral do bispo diocesano, Dom Sérgio Arthur Brashi, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Padre Mário Dwulatka, o presidente da Cáritas Diocesana, diácono Flávio Antônio Pauluk e a coordenadora das Pastorais Sociais, Maria Elizabeth Martinski Zimmer.
O diácono Assab enfatiza que a Pastoral Social integra, junto com outros setores, a dimensão sócio-transformadora da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, e que, portanto, tem como objetivo desenvolver atividades concretas que viabilizem essa transformação em situações específicas da sociedade atual. Ele conclui dizendo: “Ao voltar nosso olhar sobre quem somos, reafirmamos nossa identidade: somos cáritas, somos solidariedade, somos parte da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural”.
Deixe seu comentário