Arcebispo primaz do Brasil anuncia a beatificação de Irmã Dulce
Salvador (Quinta-feira, 28-10-2010, Gaudium Press) A religiosa brasileira Irmã Dulce será beatificada, anunciou nesta quarta-feira o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. Durante coletiva de imprensa especial concedida na sede das Obras Sociais que leva o nome da religiosa, o prelado informou também que a data da cerimônia de beatificação será conhecida até o fim deste ano. Com informações da Pastoral de Comunicação da arquidiocese de Salvador.
Desde os 13 anos, Irmã Dulce se dedicar a ajudar os mais necessitados |
A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro de 2000 pelo próprio Dom Majella e em junho de 2001 o processo começou a tramitar na Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano. Desde então, detalhes da vida da religiosa começaram a ser investigados. Um destes detalhes necessários para a postulação de Irmã Dulce como beata era a comprovação de um milagre ocasionado por sua intercessão. Tal comprovação aconteceu esta semana, em Roma, por isso o anúncio do cardeal brasileiro nesta quarta-feira.
Agora, Irmã Dulce está próxima de se tornar também santa, a primeira do Brasil (o país já tem um santo, Frei Galvão). Para isto acontecer, é necessário o Vaticano reconhecer mais um milagre realizado por ela. Conforme Dom Geraldo, a beatificação e o processo de canonização de Irmã Dulce justifica-se por sua história de vida, que é um exemplo para todos os cristãos. “Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela; aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e aos sofredores”, declarou o prelado.
Irmã Dulce
Nascida em 1914 em Salvador, Bahia, Irmã Dulce começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos com 13 anos de idade. Por ser muito jovem, foi recusada pelo Convento do Desterro. Mais tarde, aos 18 anos, adentrou a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, localizada em Sergipe, tornando-se freira seis meses depois. Em 1934, voltou à Bahia, onde desenvolveu plenamente sua profissão de fé na ajuda aos mais necessitados. Irmã Dulce será a primeira baiana a se tornar beata.
Deixe seu comentário