Papa expressa preocupação com protestos em Nápoles
Cidade de Terzigno em Nápoles, Itália, já possui um aterro sanitário |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 25-10-2010, Gaudium Press) Em virtude dos fortes protestos que vêm ocorrendo no município de Terzigno, na província de Nápoles, Itália, desde que foi anunciada a criação de um novo aterro sanitário na cidade, o Papa Bento XVI enviou à diocese de Nola, região eclesial que fica próxima ao local das manifestações, uma mensagem em que se mostra preocupado com os acontecimentos. Com informações da Ansa.
Na missiva, o Papa afirma que acompanha com “paterna atenção” as preocupantes notícias que vêm do território de Terzigno e expressa sua proximidade espiritual e desejo de que, com a participação e boa vontade de todos, “seja encontrada uma justa e compartilhada solução a tal problema”. O pontífice declara também que está acompanhado as iniciativas eclesiásticas de apoio aos moradores contra as instalações de novos depósitos de lixo.
A arquidiocese local também se mostrou preocupada com a situação de violência instaurada no munícipio. Por meio de comunicado, pediu calma aos cidadãos e que eles agissem de maneira não violenta, mas também lançou um apelo para que as instituições não vendessem a terra do município para instalação de aterros.
A cidade de Terzigno já conta com um aterro sanitário e os moradores locais exigiram garantias adicionais para a instalação de mais um “lixão” no local. O premier italiano Sílvio Berlusconi chegou a anunciar a construção de um fundo de 14 milhões de euros para obras de compensação ambiental na região, mas mesmo assim as manifestações de protesto continuaram.
Deixe seu comentário