A missão do cristão no mundo é transformá-lo com o Evangelho, afirma Bento XVI no Ângelus
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-10-2010, Gaudium Press) Após presidir na manhã deste domingo a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, o Papa Bento XVI recitou, da janela de seu escritório particular no Vaticano, a cerimônia do Ângelus. Na ocasião, ao lembrar que a Igreja celebrava a Jornada Missionária Mundial, destacou que o “labor missionário não é revolucionar o mundo, mas transformá-lo”. O tema da Jornada este ano foi “A construção da comunhão eclesial é a chave da missão”.
No Ângelus, Bento XVI anunciou também o tema para a próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em 2012: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
Para comentar a escolha, o Santo Padre recordou as palavras de seu antecessor Papa Paulo VI, de que a “Igreja existe para evangelizar”. Bento XVI ressaltou como tanto o tema do Sínodo quanto o da Jornada Missionária Mundial fazem um convite para que se olhe a Igreja como mistério de comunhão.
Ao saudar os peregrinos em suas respectivas línguas ao final da cerimônia, Bento XVI pediu aos fiéis de língua espanhola, que “orassem ao Senhor por aqueles que entregaram generosamente sua vida à evangelização dos povos, amiúde entre grandes dificuldades”.
Entre os numerosos grupos presentes na Praça de São Pedro neste domingo havia ainda muitos participantes da peregrinação “As ruas de Roma no Lazio”, dos antigos itinerários à Roma, que após o Ângelus percorreram em fila a longa Via della Conciliazione, rua que se abre à frente da Praça de São Pedro.
Deixe seu comentário