Papa recebe novo embaixador do Equador junto à Santa Sé
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-10-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu no começo da manhã desta sexta-feira o novo embaixador do Equador junto à Santa Sé, Luis Dosteo Latorre Tapia, para apresentação de suas cartas credenciais. O encontro aconteceu a portas fechadas no Palácio Apostólico.
Papa disse a embaixador do Equador que missão da Igreja está voltada ao serviço do desenvolvimento da pessoa humana |
Bento XVI disse em seu discurso ao embaixador Latorre Tapia, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que a missão da Igreja Católica no mundo está voltada não a privilégios, mas ao serviço do desenvolvimento da pessoa humana.
“O bem comum da sociedade deve vir antes dos interesses de partido e de classe”, alertou o pontífice ao embaixador. A História lembra quando a sociedade foi dominada pelas “injustiças e totalitarismos”. O Santo Padre disse que “não se pode haver bem comum universal sem o bem espiritual e moral das pessoas”. As pessoas devem ter como referência o “imperativo moral”.
Bento XVI recordou também a obrigação da Igreja em defender sempre a vida em qualquer estágio, a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e a liberdade religiosa, no debate político. A Igreja não deve “entrar no debate político, propondo soluções concretas”, mas também não deve “permanecer neutra diante dos grandes problemas e das aspirações do ser humano, nem ser indolente no momento de lutar pela justiça”, afirmou o Papa.
A Igreja Católica dá uma grande contribuição no Equador no campo da educação. De acordo com o Papa, há a necessidade de reconhecimento por parte do Estado da identidade específica e autonomia das instituições educativas e universidades católicas, além de garantir a liberdade da educação.
O novo embaixador equatoriano, por sua vez, lembrou a contribuição da Igreja na “educação, saúde, infraestrutura educacional, hospitalária, etc”. O embaixador Latorre afirmou querer continuar a cooperação com a Igreja Católica para “promover e defender a dignidade humana de todos os equatorianos dentro e fora do país”.
Eslovênia e Portugal
Além do novo embaixador equatoriano, o Papa recebeu também hoje os novos embaixadores de Eslovênia e Portugal, na sequência da audiência com o diplomata Latorre.
Deixe seu comentário