Coletas nas celebrações de todo o Brasil serão destinadas à Campanha Missionária 2010
Porto Alegre (Sexta-Feira, 22-10-2010, Gaudium Press) No próximo final de semana, dias 23 e 24 de outubro, em todas as comunidades, será realizada a coleta para a Campanha Missionária 2010, promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Nestes dias, todo o católico é motivado a dar sua especial colaboração pessoal na ação missionária da Igreja, mediante contribuição financeira, oração e sacrifício. A Campanha deste ano tem como tema “Missão e Partilha”, cujo lema, inspirado no livro do Êxodo, convida-nos: “Ouvi o clamor do meu povo” (Ex 3,7b).
Campanha Missionária deste ano tem como tema: “Missão e Partilha” |
De acordo com a assessoria de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias, as necessidades da Igreja Católica em todo o mundo não param de crescer: constituição de novas dioceses; abertura de novos seminários; reconstrução de regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais; regiões fechadas à evangelização por longo tempo, e que agora se abrem para ouvir a mensagem de Cristo e da sua Igreja; entre outras. Por isso essa coleta é tão importante e fundamental, pois tem como objetivo cooperar nos projetos missionários do mundo inteiro e tentar suprir as carências mais urgentes do povo católico.
Ainda segundo dados das próprias POM, cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão, incluindo todo o Continente Africano e o Asiático, bem como a Oceania, parte da América Latina e alguns países da Europa Oriental, recebem ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis. No último ano, graças ao crescimento da coleta e generosidade do povo brasileiro, os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões ajudaram, além de projetos nacionais, iniciativas de outros países, como: Índia, Ruanda, Etiópia, Indonésia, Timor Leste, Filipinas e Equador. Como um sinal de solidariedade universal, o valor arrecadado na coleta é revertido para o financiamento de projetos missionários, sociais e humanitários, fundamentais para a Igreja em todo o mundo.
Atualmente, as POM enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o mês das missões, vários subsídios: a mensagem anual do Papa; santinhos com a Oração Missionária Anual; folhetos informativos para as missas dominicais do mês; cartaz de divulgação; livreto com celebrações ou novena; e os envelopes para a doação pessoal no dia da coleta. Além de visitas a seminários, participações em encontros de formação, congressos missionários e animação pelo diretor nacional e secretários nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias.
A coleta feita no Brasil, todo o ano, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária sediado em Roma (Congregação para a Evangelização dos Povos). Nas palavras do Papa João Paulo II, “o Dia Mundial das Missões, orientado à sensibilização para as questões missionárias, mas também para a coleta de fundos, constitui um momento importante na vida da Igreja, porque ensina como dar a contribuição: na celebração eucarística, ou seja, como oferta a Deus, e para todas as Missões do mundo”. (cf. Redemptoris Missio 81).
Origem do Dia Mundial das Missões
Em 1922 foi eleito Papa o Cardeal Arcebispo de Milão (Itália) Achille Ratti, que tomou o nome de Pio XI (1922-1939). Seu ardor missionário era conhecido de todos, e esperava-se dele grande impulso para a Missão. Logo em 1922, constituiu as Pontifícias Obras Missionárias, recomendando-as como instrumento principal e oficial da Cooperação Missionária de toda a Igreja.
A ideia de um Dia das Missões em esfera mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari (Sardenha, Itália). De 14 a 16 de maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do arcebispo, que suscitou muita animação. Foi então que os seminaristas propuseram ao Papa Pio XI a celebração de um Dia todo dedicado às Missões, como se fazia na Universidade do Sagrado Coração.
Em 14 de abril de 1926, a Congregação dos Ritos comunicava que o Santo Padre havia concedido o pedido. Seria celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de outubro. O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927.
Fernanda Baldini
Deixe seu comentário